segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Estrela-RS - Museu da Família Schinke recebeu visita dos Acadêmicos de História da Univates



Acadêmicos do Curso de História da UNIVATES, turma da professora Silvana Faleiro, visitaram o Museu da Família Schinke e deixaram uma mensagem registrada no Livro de Visitas que merece destaque:

"Seu dúvida nenhuma, estamos maravilhados com o que aqui vimos nesta noite.O zelo em cada detalhe, cada objeto nesta residência deixando claro: O amor que vocês tem pela preservação do passado, tudo isso nos deixa encantados, não só quanto a futuros historiadores, mas principalmente quanto a pessoas.
    
Ficam aqui registrados nossos agradecimentos pela ótima recepção,  e o nosso grande desejo de algum dia retornar e, acima disso, nossa profunda admiração pelas pessoas Gisela e Werner e seu excelente trabalho na preservação da História !

Os alunos do Curso de História da UNIVATES-2013.
Assinam: Evanilson de Moraes e mais 22 acadêmicos, e a professora Silvana com o adendo: "Sempre um enorme prazer -Obrigada."  

Texto e Fotos : Airton Engster dos Santos

Refrigerante Barê Cola


O refrigerante Baré foi uma experiência bem sucedida da antiga Polar-Antártica, estabelecida na cidade de Estrela-RS. Esta unidade fabril da Antártica fabricava cerveja da marca Polar e Antarctica e refrigerantes como Baré Cola, que era acondicionado no mesmo vasilhame (garrafas) da cerveja.

Teve excelente aceitação pois era bem mais barato e tão saborosa quanto as outras colas: Coca-Cola e Pepsi-Cola. Com a incorporação da fábrica de Estrela, pela Antartica paulista, e a posterior fusão que resultou na AMBEV, o refrigerante foi suspenso, permanecendo apenas a cerveja Polar. A fábrica de Estrela-RS encerrou suas atividades em 2006. 

Pesquisa: Airton Engster dos Santos
Imagem: Memorial da Aepan-ONG 

sábado, 26 de outubro de 2013

Paróquia São Cristóvão comemorou Jubileu em Estrela-RS



Paróquia São Cristovão comemorou 25 Anos

Os festejos iniciaram com uma grande carreata na manhã do domingo (20 de outubro de 2013), quando dezenas de veículos percorreram as ruas de Estrela, saindo da frente do Parque Princesa do Vale, passando pela Rua Bruno Schwertner, Rua Coronel Müssnich, Avenida Rio Branco, até a matriz São Cristovão no bairro Boa União.

A Imagem de São Cristóvão foi conduzida pelo caminhão do Corpo de Bombeiros.

Todos eram envolvidos pelo convite feito pelos fiéis nos diversos caminhões enfeitados, também com imagens vivas representando os santos padroeiros das diversas capelas que compõe a Paróquia que comemorava 25 de sua fundação.

Não só os que participaram da carreata, mas, também, os que estavam nas calçadas e no interior das casas acenavam na passagem de São Cristóvão.

Os carros foram abençoados com água benta e os fiéis puderam participar do almoço depois da missa festiva, oferecida pela parte social da festa, no Ginásio da Igreja.

Texto e fotos – Airton Engster dos Santos
Matéria Publicada no Jornal Folha de Estrela - Outubro de 2013

Estrela-RS - Exposição - As Engrenagens do Tempo - Bruno Schwertner 140Anos tem lançamento em novembro de 2013


Exposição: “As Engrenagens do Tempo” em fase de montagem

A família Schwertner juntamente com o Memorial da Aepan-ONG estão montando uma Mostra sobre a vida e a obra de Bruno Schwertner, que deverá ser lançada no dia 12 de novembro, no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann, às 19 horas, onde permanece até 21 de novembro.

Em seguida vai para Faculdade La Salle no dia 21 de novembro quando será realizado o Seminário de Turismo, e após segue para Câmara de Vereadores, de 22 de novembro até 10 de dezembro.

Depois de meses de pesquisa, a Comissão que é responsável pela mostra concluiu esta fase dos trabalhos. Agora todo material está sendo legendado e montado em displays.

São fotografias, documentos, impressos e objetos que pertenceram a Bruno Schwertner nascido em 12 de novembro de 1873, em Langwasser (Silésia- Pruscia), na Alemanha. Veio para o Brasil em 1884, com 10 anos de idade. Com 18 anos abriu uma sapataria na Picada Grande (Novo Paraíso). Transformou-se no maior construtor de relógios de torres de igreja e outros monumentos do Brasil, tendo suas oficinas montadas em Estrela-RS.

Para saber mais sobre o homenageado, toda comunidade é convidada para visitar a Exposição que tem o apoio da Secultur – Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela, Câmara de Vereadores e O Paladino.

Airton Engster dos Santos
Matéria publicada no Jornal Folha de Estrela


Campanha de Controle Parasitório e Populacional de Animais Doméstico, no Bairro Imigrantes em Estrela-RS


Estrela-RS - Vacinas para Cães no Bairro Imigrantes

No sábado, dia 26 de outubro de 2013, ocorreu a Campanha de Controle Parasitório e Populacional de Animais Doméstico, no Bairro Imigrantes em Estrela-RS.

Uma equipe da Prefeitura Municipal trabalhou durante toda manhã imunizando os animais que foram trazidos por seus donos.

De acordo com o veterinário Luis Cesar Schauenberg, a vacinação é gratuita e obrigatória e acontece a cada seis meses.

Outros profissionais participaram dos trabalhos: Micheli da Silva (Canil Municipal), Géssica Cardoso (SMMASB), Deise Müssnich e Patricia Rodrigues Diedrich (Agentes de Saúde do Bairro Imigrantes). Os trabalhos foram acompanhados pelo vereador Hélio Kunzler.

Foi anotado o nome do proprietário, endereço, telefone, nome do animal, espécie e sexo, para controle das autoridades.

Recomendações para os dias da vacinação:
• Todos os cães devem estar com coleira e guia. A focinheira é obrigatória em animais ariscos.

• Gatos são naturalmente mais assustados e devem ser levados em caixas de transporte ou similar, a fim de evitar fugas ou acidentes.

• Somente adultos com condições de conter os animais devem conduzi-los ao local de vacinação.

Texto e fotos: Airton Engster dos Santos




























sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Estrela-RS - Gastão Moojen Weissheimer - Catavento conquistou o 1º lugar como Grupo Vocal do FEGART


Gastão – Um Campeão de Festival Nativista

Quando chegou a Estrela no ano de 1991, o que mais chamou atenção de Gastão Moojen Weissheimer foi o fato de todos lhe cumprimentarem. Esse comportamento das pessoas logo lhe cativou. Já aposentado na época, Gastão acompanhou a esposa que veio para trabalhar na extinta Caixa Econômica Estadual.

A cidade limpa, acolhedora, caminhada pelo Calçadão, bate papo com os amigos. Foi ficando e já mora no município há 22 anos. Tinha casa em Montenegro, mas preferiu permanecer em Estrela.

Nascido em Montenegro no dia 20 de maio de 1934 aguarda com grande expectativa o momento de comemorar seus 80 anos com toda família em 2014.

Formou-se em Contabilidade, e após em Direito na Unicruz, no município de Cruz Alta no ano de 1974. Estudou ainda Economia Política na PUC.

Trabalhou muitos anos na Prefeitura de Ibirubá, onde exerceu diversos cargos: Secretário da Administração, Procurador, Depto Jurídico e Contador.

É Delegado Honorário da Federação Gaúcha de Futebol, e afirma com orgulho que pode assistir jogos em todos os estádios do Brasil, mediante apresentação de sua credencial.

Na década de 1980 foi chamado pela FAMURS – Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul para ajudar na organização de diversas cidades que estavam se emancipando, localizadas no Alto Jacuí.

Mas um fato que lhe marcou foi uma viagem aos Estados Unidos, quando passou pela Rota 66 com mais dois amigos que o acompanhavam. Foi graças a um concurso literário vencido pelo filho que proporcionou a viagem, conta o simpático Gastão.

A Paixão pela Música:

O Bisavô de Gastão era imigrante vindo da Alemanha, tinha uma cervejaria em Montenegro chamada Primor. Trouxe consigo para o Brasil diversos instrumentos musicais e formou uma orquestra onde os filhos tocavam violoncelo, violino, flauta, entre outros.

Sua mãe era dirigente do Coral da IECLB. Colocava os quatro filhos a cantar enquanto tocava piano. 

Tinham partituras e letras de músicas. Gastão gostava de cantar Casinha Pequenina ou ainda Índia em Português ou Jopara. 

Lembra emocionado quando a mãe morreu. Um mês depois, a família se reuniu para cantar as músicas que Ela gostava.

Gastão Cantava em coral desde criança. Além disso, foi aluno do Colégio Sinodal em São Leopoldo onde assistia concertos e recitais, inclusive indo a Porto Alegre no Teatro São Pedro nas apresentações. Segundo Ele, Música é o maior dom que o ser humano recebeu de Deus. 

Seus cantores preferidos são Nelson Gonçalves e Clara Nunes no Brasil. Também, as cantoras Teresa Parodi e Ramona Galarza da Argentina - região de Corientes. Valoriza muito letras e poesias das músicas.

Seu gosto por música é bem eclético. Vai desde o clássico (tem duas caixas de discos de vinil), passando por outros ritmos (possui coleções de CDs e DVDs). Mas sua predileção mesmo é o Chamamé, imortalizado no Rio grande do Sul por Luiz Carlos Borges.

Segundo Weissheimer, o Chamamé nasceu nas barrancas dos rios da Argentina, se espalhou pelo Uruguai e Rio Grande do Sul.

A Conquista do Festival:

Além de cantar no Coral de Ibirubá, Gastão com alguns amigos criou o Grupo de Arte Nativa Catavento. Apresentavam-se em muitos municípios daquela região.

Participaram em 1986 do FEGART – Festival Gaúcho de Arte e Tradição no município de Farroupilha, quando receberam o prêmio de destaque. Foram então convidados para representar o Brasil na Argentina.

Finalmente, depois de muito empenho veio a recompensa. O Catavento conquistou o 1º lugar como Grupo Vocal do FEGART de 1987, com a música do estrelense Paulo Ruschel – Homens de Preto. Concorreram contra 48 grupos musicais de todo Estado. Foi então que Nico Fagundes convidou o Grupo Catavento para se apresentar no Galpão Crioulo da RBS TV.

O FEGART antecedeu o FENART Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha.

Nos dias de Hoje:

Gastão continua pesquisando. Tem noites que passa tempo na frente do computador baixando músicas até as 5 horas da madrugada.

Em aparelhos distribuídos em cômodos da casa, onde reside no Centro de Estrela, curte musica e acompanha cantando as melodias.

À tardinha é comum ver Gastão trocando idéias com os amigos no Calçadão de Estrela. 

Faz parte do Grupo Costeiros do Rio Taquari, que tem o advogado Paulo Roberto Gregory como coordenador. Gastão inclusive foi homenageado pelos amigos em agosto de 2013.

Saiba Mais

Os Homens de Preto - Do Estrelense Paulo Ruschel

Os homens de preto, os homens de preto,
os homens de preto

Os homens de preto trazendo a boiada
Vêm rindo, cantando, dando gargalhada
Deus, Deus, Deus, Deus, Deus, você fez

Os homens de preto trazendo a boiada
Vêm rindo, cantando, dando gargalhada
E o bicho coitado não pensa em nada
Só vai pela estrada direito a charqueadas
Deus, Deus, Deus, Deus, Deus, você fez

Os homens de preto trazendo a boiada
Vêm rindo, cantando, dando gargalhada
Deus, Deus, Deus, Deus, Deus, você fez

Os homens de preto trazendo a boiada
Vêm rindo, cantando, dando gargalhada
E o bicho coitado não pensa em nada
Só vem pela estrada, vem, berrando, berrando,
vem berrando

O gado coitado, nasceu, foi marcado
Aí vai condenado na estrada berrando
A querência deixando
Os homens marvado empurrando e gritando
Toca boi, toca boi

O gado coitado, nasceu foi marcado
Aí vai condenado direto a charqueada
Mas manda a poeira no rumo de Deus
Berrando pra ele dizendo pra Deus
Deus, Deus, Deus, Deus, Deus, você fez
Os homens de preto, empurrando a boiada
Vêm rindo, cantando, dando gargalhada

Deus, Deus, Deus, Deus, Deus, você fez 

Matéria - Airton Engster dos Santos
Publicado no Jornal Folha de Estrela - Outubro de 2013








segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Histórias de Estrela-RS - Enchente de 1956 atinge Bairro Oriental


Histórias de Estrela-RS 
Enchente do Rio Taquari de 1956 atinge Bairro Oriental

Histórias de Estrela-RS - Ponte Baixa da Rua Tiradentes


Histórias de Estrela-RS - Ponte Baixa da Rua Tiradentes
Inauguração em 1913

Estrela - Sérgio Werle realiza mostra “Saídas de Campo”


Sérgio Werle realiza mostra “Saídas de Campo”

Desde o dia 21 de outubro de 2013, encontra-se no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann de Estrela, a mostra de quadros do artista plástico Sérgio Werle, denominada “Saídas de Campo”. 

Fica a disposição dos interessados até 30 de outubro, e depois segue para Câmara de Vereadores até 04 de novembro.

No dia 21 de novembro a mostra fará parte do Seminário de Cultura e Turismo da Faculdade La Salle.

São telas maravilhosas de locais visitados por nosso artista, inclusive de um casarão em Petrópolis-RJ. Alguns com natureza morta.

Mas o destaque é um conjunto de quadros que registram o antigo Porto de Estrela, escadaria, trapiches e maxombombas que tinham como objetivo a carga e descarga dos vapores ou gasolinas.

O antigo Porto de Estrela era um dos mais movimentados do Rio Taquari, pois por Ele atracavam os barcos que chegavam trazendo mercadorias e levando produtos, de todo município para capital, tudo muito bem ilustrado por Sérgio Werle. Recomendamos...

A mostra de Sérgio Werle conta apoio da Secultur – Secretaria da Cultura e Turismo de Estrela, cujo secretário é Rudimar Lagemann (na foto).

Texto e Fotos
Airton Engster dos Santos