Porto Alegre - 23 de abril de 2016
Cruz Vermelha Vale do Taquari em visita ao Navio-veleiro Cisne Branco da Marinha
Embarcação símbolo da Marinha do Brasil. Batizado de 'Cisne Branco', ele é considerado um dos mais belos do mundo.
Para os amantes gaúchos das embarcações foi possível ver de perto um dos navios-veleiros mais importantes do mundo.
A embarcação foi encomendada de um estaleiro de Amsterdã, capital da Holanda, para as comemorações de 500 anos de descobrimento do Brasil em 2000 e é utilizada para representar a Marinha em eventos náuticos nacionais e internacionais, capacitar novos marinheiros e lembrar a "vocação marítima que nosso povo tem", segundo o comandante, capitão de Mar e Guerra João Alberto de Araujo Lampert. Com uma tripulação de 52 homens (sendo 10 oficiais e 42 praças), ele saiu do Rio de Janeiro no começo do mês para uma viagem de representação de 37 dias por portos do Sul do Brasil.
Além do balanço da embarcação em pleno Guaíba, os visitantes da Cruz Vermelha do Vale do Taquari voltaram ao passado sob as 32 velas brancas da embarcação, ao mesmo tempo em que conheceram como funcionam equipamentos modernos de navegação. As velas são a propulsão principal, mas, por eventualmente entrar águas onde não há condições de velejar, o navio conta também com um motor a diesel.
— O layout é inspirado nos clippers, navios veleiros de grande eficiência do século 19, mas o Cisne Branco é um navio que também tem as modernidades do século 21, com equipamentos de radar, meteorologia, GPS, de segurança e combate a incêndio — destaca o comandante.
Os trabalhos foram coordenados pelo Tenente Gilberto Schmidt. Ônibus para excursão dos membros da Cruz Vermelha e seus familiares até Porto Alegre, foi gentilmente cedido pela empresa Ereno Dörr de Lajeado-RS. Airton Engster dos Santos representou o município de Estrela.
Texto e Fotos: Igor Roberto Biberg