terça-feira, 21 de agosto de 2012

Rótulos antigos Polar que compõe a Exposição 100 Anos da Cervejaria de Estrela - 1912 - 2012


Convite para lançamento de Exposição 
“Cervejaria de Estrela – 100 Anos” 
1912 - 2012 

Em 10 de outubro de 1912, Júlio Diel, em conjunto com um grupo de investidores, criaram em Estrela, uma Cervejaria que viria a se transformar numa indústria de bebidas situada entre as mais importantes do Brasil no século XX em seu ramo de atividade. 

A fabricação de cerveja até 1912 existia no município apenas de forma artesanal, e ganhou a partir desta data um caráter profissional e industrial. 

A fábrica teve diversos nomes, mas o que mais marcou foi “Cervejaria Polar”, lembrada com saudades por ex- cervejeiros e comunidade em geral. 

Além da produção de cervejas e refrigerantes, a atividade se incorporou no cotidiano da cidade, passando a fazer parte da cultura e folclore de Estrela. Muitas histórias são contadas envolvendo eventos, fatos e acontecimentos da cervejaria. Tudo que dizia respeito à mesma gerou histórias contadas até nos dias atuais. 

Para relembrar a trajetória da Cervejaria, o Memorial da Aepan-ONG, com apoio da Secultur – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Polarianos – Associação dos ex- cervejeiros, O Paladino, Sr. Flávio Jaeger, Dr. Werner Schinke e site Nossadica, lança na Biblioteca Pública Municipal, no dia 3 de setembro de 2012, às 15 horas, a Exposição “Cervejaria de Estrela – 100 Anos – 1912 – 2012”. 

Neste dia também, a professora de história, Iasmine Isabel de Azeredo estará colhendo depoimentos para trabalho de curso universitário. 

Trata-se de uma mostra de documentos, fotografias, cartões, cartazes e objetos que retratam os 100 Anos de fabricação de cervejas em Estrela. 

A Exposição ficará a disposição da comunidade desde 03 de setembro até 10 de outubro de 2012. 

Airton Engster dos Santos 
Diretor Cultural – Aepan-ONG


















Airton Engster dos Santos 
Diretor Cultural – Aepan-ONG

Nenhum comentário:

Postar um comentário