quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Estrela-RS - Secretaria de Cultura e Turismo, também conhecida como SECULTUR


Criada através da Lei Municipal nº 4.997 de 29 de setembro de 2009, a Secretaria de Cultura e Turismo, também conhecida como SECULTUR, é a mais nova secretaria municipal instituída na cidade de Estrela, pela gestão do prefeito Celso Brönstrup.
Localizada no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann, a Secretaria exerce suas funções num antigo prédio em estilo neo-clássico construído no ano de 1924 por um empresário do ramo de refinaria de banha, Senhor Helmuth Fett. A aquisição do prédio aconteceu ao longo da gestão 1993-1997, sendo restaurado e pré-inaugurado pela então gestão de 1997-2001, porém efetivamente instalado como Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann no ano de 2002, durante a gestão 2001-2005. A denominação de Bertholdo Gausmann para o Centro de Cultura e Turismo, prédio que abrigava estes dois departamentos vinculados à Secretaria Municipal de Educação - SMECTUR - homenageou um cidadão estrelense fortemente envolvido com a sociedade e antigo prefeito do município. O local foi restaurado e adequado para atender às necessidades da Secretaria, que agora conta com local para exposições e eventos, salas de aula de arte, amplo pátio e pequeno auditório para reuniões e encontros. A instalação oficial da SECULTUR aconteceu no dia 12 de maio de 2010, com a indicação da senhora Belkis Carolina Calsa como titular da nova pasta. No momento a Secretaria de Cultura e Turismo conta com 11 funcionários, responsáveis pelo atendimento, manutenção e exercício das atividades das áreas da cultura e do turismo e a Biblioteca Pública Municipal. Ainda fazem parte do quadro cultural cerca de 15 professores responsáveis por atender mais de 500 alunos envolvidos nas atividades disponibilizadas pela Escola de Artes, um projeto do Núcleo Cultural de Estrela, que é presidido pelo músico Marcelo Fortes. A Escola de Artes oferece oficinas nas terminalidades de música instrumental, teatro, desenho e pintura, danças, técnica vocal, além dos projetos do Coral e da Banda Municipal. 
Entre as atribuições da SECULTUR estão as de promover a conservação, a valorização e a proteção da pluralidade cultural e do potencial turístico do Município; promover a valorização dos elementos da natureza, tradições, costumes e todas as manifestações culturais que constituam atração turística; estimular a iniciativa privada no sentido do incremento ao turismo; promover a realização de festividades de cunho artístico, esportivo, religioso e folclórico; fiscalizar a infra-estrutura turística visando o seu aprimoramento e conservação; promover e fomentar o aproveitamento de recursos naturais; organizar os inventários patrimonial e turístico, além de um cadastro de entidades culturais turísticas, entre muitas outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário