Foto antiga da IECLB de Estrela-RS
quinta-feira, 30 de maio de 2013
segunda-feira, 27 de maio de 2013
O potencial de Estrela vai estar na Multifeira 2013
O potencial de Estrela vai estar na Multifeira 2013
Por Paulo Schneider
Autoridades, empresários, imprensa e convidados participaram, na quinta-feira à noite (23), do lançamento da Estrela Multifeira 2013. O evento, que ocorre de 8 a 11 de setembro, no Centro Comunitário Cristo Rei, em Estrela, vai mostrar as potencialidades do município e região nas áreas industrial, comercial, turística, de serviços e agronegócios. "Estrela tem muito o que mostrar. Temos quase duas mil empresas na área comercial, industrial e de serviços e somos referência no agronegócio. Tudo isto e muito mais será mostrado na Multifeira", destacou o presidente da comissão organizadora, Rui Grave. Na edição deste ano, segundo ele, também terá destaque o turismo, a fim de mostrar o potencial da cidade nesta área. ""Nossa expectativa é de que a Multifeira se confirme como uma grande vitrine, um referencial para novos produtos e serviços, divulgando este dinâmico município de Estrela", ressaltou.
O evento é uma promoção conjunta da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis) e Prefeitura de Estrela, com apoio da Câmara de Vereadores. Presidente da Cacis, Henrique Purper citou que a feira pretende oportunizar negócios em todas as áreas, além de oferecer serviços, lazer e entretenimento. O presidente do Legislativo, vereador José Itamar Alves, exaltou a união dos Poderes Executivo e Legislativo e das empresas, que segundo ele estão imbuídos em um objetivo comum, que é o desenvolvimento do município. O prefeito Carlos Rafael Mallmann foi enfático: "Não tenho dúvidas que este já o maior evento de Estrela e um dos maiores do Vale do Taquari", salientou. Citando a economia diversificada de Estrela, o que considera fator de grande importância para o desenvolvimento, Mallmann afirmou que a Multifeira vai mostrar a pujança de todos os setores que movimentam a economia local.
No lançamento foi apresentada também a identidade visual da feira. Os organizadores pretendem superar a edição anterior, que contou com 120 expositores e atraiu um público estimado em 45 mil pessoas. A comercialização dos estandes já iniciou e estão sendo disponibilizados, este ano, 125 espaços nas áreas interna e externa do Centro Comunitário. Além da exposição, haverá uma série de atrações musicais, culturais e praça da alimentação.
Fotos: JÔNATAS DOS SANTOS
domingo, 26 de maio de 2013
Palestra de Fabiano Conte para os Vigias Municipais de Estrela
Fabiano Conte palestra para Vigias Municipais em Estrela
O Radialista Fabiano Conte da Rádio Independente palestrou para os Vigias Municipais de Estrela, sobre ”Qualidade Vida Melhor”, nas relações profissionais, estudos, família, colegas e amigos.
Disse que profissionalmente é importante gostar do que se faz, e pequenas mudanças fazem grande diferença. Superação para ultrapassar barreiras, trabalhar em equipe com paixão para obter conquistas.
Finalizando reforçou que, o respeito e a maturidade profissional devem falar mais alto em qualquer situação durante uma jornada de trabalho.
Segundo Secretário Henrique Lagmann, da SEADRH – Secretaria da Administração e Recursos Humanos, os Vigias municipais de Estrela, estão recebendo treinamento, na caminhada para valorização profissional.
Neste sentido, outro Curso de Primeiros Socorros, Combate e Prevenção de Incêndios já foi ministrado para o primeiro grupo de Vigias, e será oportunizado aos demais.
Texto e Fotos - Airton Engster dos Santos
sábado, 25 de maio de 2013
Defesa Civil de Estrela-RS
Defesa Civil de Estrela – Ações preventivas em primeiro lugar
A defesa civil de Estrela, em breve contará com sede própria, na Rua Pinheiro Machado, 319, junto ao antigo prédio da AMBEV.
Seu coordenador é Jorge Ademar Both, integrante da Brigada Militar por 30 anos, contando ainda com Carlos Alessandro Bremm, que vem se especializando na área.
Segundo Both, nos últimos anos houve diversos fenômenos climáticos no mundo (enchentes, estiagem, granizo, vendavais, desmoronamentos, erosões) e sinistros provocados pela atividade humana (incêndios, acidentes com cargas de produtos perigosos, defeitos em edificações), chegando-se a conclusão que a “Defesa Civil deve ter atuação 24h por dia, em todo lugar”. Em Estrela não é diferente, no governo atual, a defesa civil deixa de ser um órgão que atua apenas em dias de enchente do Rio Taquari, para trabalhar também no que se refere à prevenção.
“As ações Preventivas Desenvolvidas em períodos de normalidade, é fase de extrema importância, por ser o momento de elaboração de planos e dos exercícios simulados, destinados ao desenvolvimento e aperfeiçoamento do sistema de autodefesa, conforme o risco enfrentado no município de Estrela”, afirma o Coordenador.
Jorge Both destaca que estar preparado para prestar socorro é outra prioridade: os trabalhos desta fase atuam direto nos efeitos da ocorrência e são desenvolvidos com emprego coordenado de pessoal treinado dos vários órgãos envolvidos, conforme planos preestabelecidos. É a fase, por exemplo, da extinção do incêndio, resgates de vítimas, evacuação etc.
Existe ainda a fase assistencial que ocorre concomitante ou logo depois do impacto da emergência. Constituem-se no abrigo, alimentação e assistência médica à população atingida.
A fase recuperativa, que compreende as obras de reparos dos danos, é a mais longa e onerosa. É o período dos investimentos, visando à volta da normalidade na área atingida, recuperando as condições anteriores da vida comunitária. Neste período, fecha-se o ciclo do atendimento da emergência e inicia-se a prevenção de novos desastres.
O Coordenador da Defesa Civil de Estrela destaca que em qualquer fase desse trabalho o regime é de cooperação entre os níveis de governo e a comunidade, com aproveitamento máximo dos recursos disponíveis.
Medidas efetivas em andamento no município de Estrela
A missão da Defesa Civil de Estrela é proteger a vida humana em todos os aspectos, e para isso foi elaborado um Mapa que identificou 12 pontos como área de riscos em enchentes, para facilitar a evacuação diante do fenômeno das cheias, que de tempos em tempos se apresenta no Rio Taquari.
Outro aspecto que vem merecendo destaque em Estrela, diz respeito às cargas perigosas, manuseio e utilização fabril de produtos inflamáveis, já sendo trabalhado junto às empresas, postos de combustíveis e população ao em torno dos estabelecimentos sobre medidas em caso de emergência.
A Defesa Civil de Estrela elaborou um boletim Informativo sobre “Procedimentos em Situações de Acidentes com Produtos Perigosos”, que está sendo distribuído na comunidade, sobre como proceder e com telefones úteis – 199, (51) 3981-1174 e (51) 8455-8070 que são da Defesa Civil, além do 190 da Brigada Militar e 193 do Corpo de Bombeiros.
Outra medida foi a realização de um Seminário que ocorreu no mês de março sobre transporte de produtos perigosos, com a participação de empresas, Técnicos de Segurança, Bombeiros e Defesa Civil, inclusive com aula prática no Posto da Polícia Rodoviária Federal em Lajeado, quando 26 veículos com cargas de produtos perigosos foram parados e identificados 96 notificações de irregularidades.
Para o Mês de setembro está previsto para acontecer em Estrela um simulado sobre Produtos Perigosos quando o tema será novamente abordado, tendo na coordenação a Defesa Civil Estadual.
No sábado, dia 11 de maio, a Defesa Civil de Estrela participou do evento Viva o Taquari Vivo levando informações sobre segurança e cuidados que foram adotados durante a operação de recolhimento de lixo das barrancas do Rio Taquari.
Texto e Fotos – Airton Engster dos Santos
terça-feira, 21 de maio de 2013
Estrela-RS - Prédio do Castelinho
O local já teve múltiplas atividades ao longo de seus 108 anos de existência. Foi construído pelo Dr. Gabriel Schlatter, funcionando ali uma Clínica Cirúrgica de 1905 a 1909, após foi alugado para outros dois médicos, Dr. Gionanni Campelli e Dr. Samuel G. Leuenberger, que incluíram uma farmácia.
Em 1919 a Clínica foi adquirida pelo Dr. Ernesto Emílio Welke, encerrando as atividades em 1929, em função da construção do Hospital Estrela.
Depois serviu como Biblioteca Municipal, Casa de Cultura Dr. Lauro Reinaldo Müller entre outras.
O Castelinho recebeu reformas internas, para abrigar a nova Secretaria e o gabinete da Primeira Dama, Carine Schwingel.
Texto e Fotos - Airton Engster dos Santos
Texto e Fotos - Airton Engster dos Santos
SEDESTH com sede no Castelinho em Estrela-RS
SEDESTH com sede no Castelinho
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação passou a funcionar no prédio histórico, o conhecido Castelinho, na Rua 13 de Maio, no Centro de Estrela.
O local já teve múltiplas atividades ao longo de seus 108 anos de existência. Foi construído pelo Dr. Gabriel Schlatter, funcionando ali uma Clínica Cirúrgica de 1905 a 1909, após foi alugado para outros dois médicos, Dr. Gionanni Campelli e Dr. Samuel G. Leuenberger, que incluíram uma farmácia.
Em 1919 a Clínica foi adquirida pelo Dr. Ernesto Emílio Welke, encerrando as atividades em 1929, em função da construção do Hospital Estrela.
Depois serviu como Biblioteca Municipal, Casa de Cultura Dr. Lauro Reinaldo Müller entre outras.
O Castelinho recebeu reformas internas, para abrigar a nova Secretaria e o gabinete da Primeira Dama, Carine Schwingel.
O Secretário da SEDESTH, Cristiano Nogueira da Rosa, disse que a Secretaria trabalha com a proteção social, através de diversos programas, projetos e serviços.
Afirmou que a Pasta mantém convênios com entidades assistências, participação e apoio técnico aos conselhos de direitos e políticas públicas como: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselho Municipal dos Idosos; Conselho de Assistência Social; e outros.
Cadastra pessoas com riscos sociais para possibilitar acesso aos programas como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica.
Cristiano destaca os Programas e Serviços desenvolvidos como o PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias; GRACIE – Grupo de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense; CEMAIS – Centros Municipais de Atendimento Integrado; Programa Estrela Cor + Sabor de Segurança Alimentar; Programa Primeiros Passos; Pousada da Criança; além do Acolhimento Social.
Na área da habitação, a SEDESTH atende famílias de baixa renda em situação de vulnerabilidade social que necessitam de auxílio para construção, além disso, a Secretaria tem como meta o encaminhamento para emprego, e incentivar a geração de trabalho e renda.
O novo espaço foi entregue ao público na sexta-feira, dia 10 de maio, com a presença de diversas autoridades, funcionários e população em geral.
Texto e fotos - Airton Engster dos Santos
Jornal Folha de Estrela - Histórias da Nossa História - Especial 137 Anos do Município
Histórias de Estrela-RS - Jornal Folha de Estrela 2013
Estrela-RS - Especial Folha de Estrela... Agradeço aos Editores Paulo Pochmann de Quevedo e Adriana Lara por acreditarem no meu trabalho de Pesquisa e utilizarem no Caderno de Aniversário do nosso Município... Realmente estou emocionado pela forma como foi acolhido e divulgado meus textos e fotos do Memorial da Aepan-ONG.
De coração gente... Muito Obrigado.... Airton Engster dos Santos...
Histórias de Estrela-RS - Jornal Folha de Estrela 2013
Estrela-RS - Especial Folha de Estrela... Agradeço aos Editores Paulo Pochmann de Quevedo e Adriana Lara por acreditarem no meu trabalho de Pesquisa e utilizarem no Caderno de Aniversário do nosso Município... Realmente estou emocionado pela forma como foi acolhido e divulgado meus textos e fotos do Memorial da Aepan-ONG.
De coração gente... Muito Obrigado.... Airton Engster dos Santos...
Assinar:
Postagens (Atom)