Gente! Carlos Garcia – Um bombeiro na Comunicação
José Carlos Garcia, um gaúcho de Passo Fundo, nascido 30 de outubro de 1961, morador de Estrela há 35 anos, faz um trabalho comunitário a partir da Rádio Studio FM 98.3 e da ONG “Ajude-nos a Ajudar” de grande relevância para pessoas carentes de nosso município.
Casado com Miriam Rosa Petter tem três filhos - Tiago, Nayhaja e Guilherme. Estudou na Escola Estadual Arco Verde de Passo Fundo.
Muito jovem saiu de Passo Fundo, seguindo um circo que visitou a cidade até Chapecó em Santa Catarina. Lá encontrou um amigo de Lajeado vendedor de quadros que lhe convidou para entrar no negócio.
Vindo para Lajeado comercializava quadros pelo interior dos municípios do Vale do Taquari, muitas vezes trocando os mesmos por outras mercadorias. Lembra que na época utilizavam um DKW para o deslocamento.
Chegou a Estrela em 1979, residindo na época no bairro dos Estados perto do Corpo de Bombeiros onde fez grandes amizades. Foi então convidado pelo amigo Valmir Martins para se inscrever no concurso de soldado do fogo.
Fez o concurso público em Canoas entrando para corporação em 14 de junho de 1982 permanecendo até 2 de julho de 2008 quando se aposentou. Trabalhou nos quartéis de Estrela e Taquara. Nos municípios de Rio Pardo e Montenegro exerceu a atividade em épocas da Operação Golfinho em substituição aos soldados que seguiam para o litoral norte do Estado.
Garcia se lembra de um episódio que lhe marcou muito no tempo em que estava na ativa, no município de Taquara, quando atendeu uma ocorrência de sinistro em que morreram três crianças queimadas de 3 e 2 anos e um bebê de oito meses. Os pais tinham deixado as mesmas só em casa o que indignou muito o bombeiro.
Entrou na Rádio Studio FM 98.3 de Estrela no início de suas atividades no município. Sempre gostou de música e como ouvinte fazia participação nos programas da emissora até que num determinado dia foi convidado para apresentar um programa com músicas românticas.
Aos sábados apresentava músicas da Jovem Guarda, e estilo romântica dos anos 1960, 1970 e 1980 no Sabadaço da Studio, programa que está no ar até hoje, desde 18 de outubro de 2007.
Garcia apresenta diariamente o programa Bom Dia Cidade, com simplicidade, segundo Ele – “linguagem do povão”, galgando expressiva audiência em Estrela e Vale do Taquari.
Através dos microfones da Studio Carlos Garcia conseguiu ajudar muitas pessoas graças à sensibilidade de seus ouvintes que atendem as campanhas de solidariedade promovidas pelo comunicador.
Para somar Garcia criou uma ONG “Ajude-nos a Ajudar!” que arrecada doações de roupas, alimentos, móveis usados, fraldas entre outros. Os interessados em colaborar podem ligar para o celular: 8116-0253, ou no telefone da Rádio Studio FM 98.3 – 3720-2096.
O bombeiro radialista promove atualmente uma campanha que recolhe tampas de garrafas pett e lacres de latinhas de alumínio que são repassadas para Liga de Combate ao Câncer. Ouvintes de diversos municípios do Vale do Taquari ligam diariamente para doações. Já encheu 34 bombonas de água mineral e diversas caixas com o material doado.
Garcia é uma pessoa muito sensível com as questões sociais. Disse que entende o que é passar por necessidade, pois veio de uma família humilde e que já passou muito trabalho na vida. Lágrimas nos olhos quando fala de sua trajetória.
Texto e Foto - Airton Engster dos Santos