sexta-feira, 13 de março de 2015

Secretário José Itamar Alves e Airton Engster dos Santos na Rádio Studio FM de Estrela-RS


Secretário José Itamar Alves e Airton Engster dos Santos
10 de março de 2015

Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Com participação do secretário da SEDESTH Jose Itamar Alves Alves... Falou sobre o processo de inscrição nas casas do Projeto Minha Casa, Minha Vida....
Famílias precisam comprovar cinco anos de residência em Estrela para ter chance às casas:

Inscrições para o projeto habitacional Nova Morada I e II abriram nesta segunda (9) e prosseguem até 24 de abril. É preciso ter em mãos uma série de documentação para poupar tempo. Principal certificado: comprovar que mora cinco anos ininterruptos no município

Às 3h da madrugada de segunda-feira (9) havia gente aguardando na fila da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) para fazer as inscrições para o Loteamento Nova Morada I e II em Estrela. O programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida traz esperança para as famílias que desejam conseguir uma das 250 casas que estão sendo construídas em Novo Paraíso. A vontade é tanta, que passar a noite em claro é apenas um detalhe.

O Governo de Estrela garante que não é preciso atropelos e sim organização por parte das famílias. Primeiro porque as inscrições prosseguem até 24 de abril e também porque antes de os candidatos aguardarem na Sedesth, é preciso que levem a documentação completa. “É importante salientar que as pessoas que vem fazer a ficha precisam trazer toda a documentação e os comprovantes de residência que certificam que eles moram pelo menos cinco anos no município. Na maioria dos casos, as inscrições esbarram neste quesito”, informa o coordenador da Habitação, Luciano Freitas.

No primeiro dia, dezenas de pessoas recorreram a Sedesth: 30 conseguiram fazer as inscrições. “Nesta terça, a projeção é de o número elevar-se um pouco mais porque os candidatos já estão cientes dos documentos exigidos.” As duas principais exigências da Caixa Econômica Federal é renda de R$ 1,6 mil por família e a inclusão no Cadastro Único atualizado. “Duas exigências do município são: “residir cinco anos na cidade e não ter sido contemplando com outros programas habitacionais anteriores – municipal, estadual ou federal”, frisa a técnica social da Habitação, Tatiana de Oliveira.

Os documentos necessários: carteira de identidade, CPF, se for estrangeiro levar o visto e a comprovação de residência de estar cinco anos no município, condição civil, declaração de união estável, pessoas com deficiência devem levar o laudo médico da doença, analfabetos devem levar procuração. Apresentação de no mínimo três comprovantes de residência: título eleitoral, cartão SUS de 2010, comprovante escolar, conta de água, luz ou telefone desde 2010.



Chance e orações

Desempregada, com três filhos e um aluguel de R$ 350 para bancar, Cátia Eloísa de Castro (35) não consegue segurar as lágrimas. A chefe de família se emociona com a situação e tem fé de que poderá ser selecionada. Nesta terça-feira, ela compareceu na Sedesth para fazer a inscrição. “A casa representa um sonho.” Cátia quer ver seus filhos bem e dar segurança a eles. Pagar por uma prestação de até R$ 80 em um “cantinho” de 46 metros quadrados e se livrar do aluguel merece foco e fé e é isso que ela tem feito. Enquanto mira o futuro, pede a Deus uma chance.

O casal Camila e Daniel Cruz Nunes tem o filho Kaleb de seis meses para criar. Ambos estão sem emprego e tentando o Bolsa Família, que até agora não veio. Também fazem a tentativa de serem aprovados para o Minha Casa, Minha Vida. “Moramos em uma casa alugada, cheia de ratos.” Quando há enchente a água não invade a casa, mas ficam ilhados. A moradia e a mega sena do casal. Novamente, Deus entra nos planos. “Temos orado bastante para que isso aconteça”, informa Daniel.

Documentos

- Comprovante de residência em Estrela nos últimos cinco anos ininterruptos, com no mínimo três comprovante como: serviço de água, luz, telefone em nome do titular ou do cônjuge, contrato de aluguel em nome do titular ou cônjuge, titulo eleitoral, cartão SUS, comprovante escolar dos filhos.

- Foto 3X4 do titular

- Carteira de identidade e CPF

- Certidão de casamento, de divórcio ou óbito do cônjuge

- Declaração de União Estável

- Se estrangeiro, carteira de identidade

- Se deficiente, atestado ou laudo médico

- Aos impossibilitados de comparecer para assinar: procuração por instrumento público

- Se analfabeto, procuração acompanhada da assinatura de duas testemunhas;

- Se incapaz, declaração comprovada por meio de sentença judicial de interdição


Fique por dentro

- As inscrições vão até dia 24 de abril e são feitas na Sedesth

- O horário de expediente é das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30

- Informações pelo telefone 3981 1105

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