domingo, 18 de novembro de 2012

Luiz Carlos Pereira - Um músico estrelense


Luiz Carlos Pereira, Minha vida e a conexão dela com a música 

Luiz em visita à Alemanha
Estátua de Johann  Sebastian Bach

No dia 22 de novembro, é comemorado o dia do músico que celebra a paixão por fazer música seja ela de forma amadora ou profissional. 

Com o propósito de festejar esta data tão importante e prestar uma homenagem aos músicos de Estrela, o Memorial da Aepan-ONG preparou uma série que conta a história de alguns destes mestres da música na cidade. 

Luis Carlos Pereira é natural de Estrela. Sempre gostou muito de música e por isso participava toda vez que podia de rodas de sambas e pagodes no bairro, meu sonho era aprender algum instrumento para tocar com meus amigos. 

Jovens de Estrela, entre eles Luiz, recebem instrumentos
para Banda Municipal de Estrela

Quando completou 11 anos entrou na escolinha de música comandada pelo maestro Pernambuco e então, começou a tocar saxofone. Aos 12 anos estudou bateria, sozinho, e por isso se considera meio autodidata. A primeira experiência como baterista foi nesta época quando acompanhou o músico estrelense Ervino Sulzbach na fronteira em uma festa de aniversário, misturamos o seu bandonion com a bateria e todos gostaram. 

Luiz integra Banda Municipal de Estrela

Com 13 anos, tocava saxofone com a Banda Municipal de Estrela. 

Com 14 anos, tocou seu primeiro baile com a Banda Ipanema, como cantor e baterista. Aos 15 anos, através de livros específicos, aprendeu violão. 

Luiz grava LP - Banda Ipanema

Em 1990, ingressou na Orquestra Municipal de Teutônia, onde permanece até os dias atuais. Lá adquiriu muita experiência, prática, disciplina musical e aprendeu a tocar e gostar de estilos diferentes. 

Luiz na Orquestra Municipal de Teutônia

Com a Orquestra Municipal de Teutônia, Luiz participou de diversas apresentações no Brasil e internacionais. 

Em 1997, foi convidada para participar do 3º Festival Internacional de Música , na cidade de Grimma na Alemanha, na categoria orquestras de sopro, concorreu com mais de 25 orquestras e conquistou o primeiro lugar. 

Em 1998, fez a sua primeira turnê pelo Brasil passando com seus espetáculos pelas cidades de Blumenau, Brusque, Curitiba, Parque do Ibirapuera, Campinas, Rio Claro e Uberaba. 

Em setembro de 2000, foi novamente convidada para participar do 4º Festival Internacional de Música, na mesma cidade na Alemanha, na categoria orquestras estrangeiras e conquistou mais uma vez o primeiro lugar. 

A OMT, recebeu vários troféus durante sua trajetória. 

Luiz integrou o Conjunto Musical "Os Tropicais"


Durante os anos que se passaram, Luiz teve várias experiências profissionais: Bandas e discografia: 

Banda Ipanema: 1 vinil 

Os Tropicais: 

Banda Real de Teutônia 

Banda Ventury: 1 CD 

Silvio e Banda Brilho 

Wilceu Pause e Banda: 2 CDs 

Dupla Sertaneja ( Eduardo e Ezequiel ) 

E alguns free lancer 

Banda Municipal de Garibaldi: ( participação no CD em uma música ) 

Orquestra Municipal de Teutônia: 5 CDs e 1 DVD 

Canto da Lagoa: participações: março de 1996 e setembro de 2010 

Luiz continua integrante da OMT e atua como professor de bateria em Teutônia desde 1990 no Centro Cultural 25 de Julho e em Estrela desde 2005 no Núcleo cultural de Estrela. 

Está cursando no 4º semestre de música na UERGS de Montenegro, licenciatura em música ( formação Flauta Doce ). 

Luiz no Conjunto "A Quarela"

Segundo palavras do próprio Luiz: “a música em minha vida conseguiu colocar sentidos diferentes, mas que foram e são muito importantes para o meu cotidiano e no contexto de minha profissão, ela permitiu-me ingressar no mercado de trabalho, preconizando inovações e é com muita dignidade, respeito e agora que estou fazendo licenciatura em Música tenho o prazer de dizer que estarei sempre disposto à ensinar o real valor que a música possui, o significado dela na vida das pessoas, o borbulhar de grandes sonhos que tentarei nunca destruir e sim instigar seu crescimento”. 

Luiz Carlos Pereira é casado com Dorisbel Zancanaro Pereira, pai de dois filhos, Ricardo e Bárbara, uma família de músicos.

Texto: Airton Engster dos Santos e Dorisbel Zancanaro Pereira 
Fotos: Memorial da Aepan-ONG

Nenhum comentário:

Postar um comentário