quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Secretário da Fazenda Darlã Belini e Airton Engster dos Santos na Rádio Studio FM 98.3 de Estrela

Secretário da Fazenda Darlã Belini e Airton Engster dos Santos
31 de dezembro de 2014

Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Contamos com a presença do Secretário da Fazenda Darlã Bellini... Comemorou o crescimento de 7% nas vendas do comércio de Estrela-RS. Destacou a Campanha Estrela Premiada que sorteou R$ 50 mil em prêmios na promoção do Governo de Estrela com a Cacis.

Falou do IPTU - No dia 5 de janeiro, Estrela começa a distribuir os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Eles devem ser retirados no setor de arrecadação ou no site da Prefeitura. Para quem pagar o imposto até dia 13 de março, o desconto chega a 21%. É uma bonificação que leva cerca de 70% dos estrelenses a pagar em dia. Para que mais cidadãos cumpram seu dever a Prefeitura fornece facilidades. "Em janeiro, o horário de atendimento será ampliado. Ficaremos abertos durante o meio-dia para que as pessoas possam vir buscar os carnês", frisa o secretário da Fazenda, Darlã Bellini. Quem trouxer consigo os carnês do ano anterior agilizará o atendimento.


Estrela tem 12 mil contribuintes que devem quitar o IPTU este ano. Destes, oito mil pagam o imposto predial e quatro mil, territorial. Prédios e casas também vão ter de arcar custas com a taxa de lixo. Os terrenos estão dispensados do tributo. Conforme Bellini, o imposto deve gerar uma arrecadação de R$ 5 milhões, dinheiro este que é reinvestido no município. Estrela foca hoje em Saúde e Educação. "A lei exige investimento em 15% na saúde, o governo aplica mais de 20%, acentua Bellini.

Vantagens nas deduções

Além da dedução para quem pagar em dia o IPTU, o Governo de Estrela dá desconto na taxa de funcionamento. O desconto do Imposto Predial e Territorial Urbano chega a 21% em razão de uma vantagem que deixa os estrelenses satisfeitos: são 14% de desconto para quem quitar até o dia 13 de março e mais 7% se o contribuinte estiver em dia com os tributos até 30 de dezembro de 2014.

A Taxa de Coleta de Lixo vence dia 13 de março, assim como o IPTU. O contribuinte que pagá-la até o vencimento terá direito uma lata para acondicionamento de lixo orgânico. "A lata de lixo somente poderá ser retirada após o dia 13 de março, que é a data de vencimento da taxa", acentua Bellini.

É permitido que terceiros retirem os carnês, mas para isso é preciso apresentar algum documento da pessoa: pode ser Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor ou Carteira de Trabalho.

Veja as datas e vantagens

- Pagando o IPTU e Taxa de Funcionamento até dia 13 de março, a dedução pode chegar a 21%

- Até dia 31 de março, o desconto pode chegar a 15%

- 10 de abril, desconto pode chegar a 11%

- A Taxa de Coleta de Lixo vence dia 13 de março. O contribuinte que pagá-la até o vencimento terá direito uma lata para acondicionamento de lixo orgânico.

- Alvará Sanitário tem seu vencimento marcado para 31 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário