quinta-feira, 28 de maio de 2015

Dôga Daroit da Secultur de Estrela e Airton Engster dos Santos na Rádio Studio FM de Estrela-RS

Airton Engster dos Santos e Dôga Daroit da Secultur de Estrela
28 DE MAIO DE 2015

Redação - Studio FM 98.3 - Hoje com participação de Dôga Daroit da Secultur de Estrela. Falou sobre o sucesso da Maifest e apresentação das bandas que agradou o grande público no Parque Princesa do Vale em Estrela-RS....Disse que houve valorização dos talentos locais, regionais e complemento com atração nacional..

José Léo Diehl da AMBI e Airton Engster dos Santos ba Rádio Studio FM de Estrela-RS

Airton Engster dos Santos e José Léo Diehl 
28 de maio de 2015

Redação - Rádio Studio FM 98.3 - O vice-presidente da AMBI - Associação dos Moradores do Bairro das Indústrias - José Léo Diehl acompanhado do radialista Matias Kramer participaram do jornal do meio dia... Na pauta a eleição para escolha da nova diretoria da entidade que ocorre no próximo sábado (30) das 8h às 17h.
José está na diretoria da AMBI há 8 anos e deverá novamente assumir como presidente para mandato de dois anos. Destacou as inúmeras conquistas da associação neste período....

Secretário Hilário Eidelwein e Airton Engster dos Santos na Rádio Studio FM de Estrela-RS

Airton Engster dos Santos e Hilário Eidelwein
27 de maio de 2015

Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Hoje com participação do secretário do Meio Ambiente - Hilário Eidelwein... Na pauta - O Plano de Zoneamento Ambiental e Urbanístico das Áreas Especiais de Intervenção Ambiental de Estrela foi apresentado, no último dia 19, ao Ministério Público. O encontro contou com a presença da promotora de Justiça Andrea Almeida Barros, do prefeito Rafael Mallmann, do secretário do Meio Ambiente e Saneamento Básico, Hilário Eidelwein, técnicos e profissionais que estiveram envolvidos no trabalho. Conforme Eidelwein o objetivo do Plano, realizado por uma comissão nomeada pelo Executivo, é promover o crescimento econômico do município sem agredir o Meio Ambiente.
A proposta foi elaborada porque, de acordo com o Código Florestal, intervenções em grande parte da cidade estariam vetadas onde houvesse proximidade com a água, por localizar-se em Área de Preservação Permanente. No caso do Rio Taquari esta distância seria de 200 metros, enquanto que nos arroios Boa Vista e Estrela esta distância a ser preservada é de 50 metros.

O Governo de Estrela está representado no Comitê da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas para a gestão 2015/2017. O secretário do Meio Ambiente e Saneamento Básico, Hilário Eidelwein, passou a integrar o Comitê ocupando uma das vagas no grupo de representantes dos Usuários da Água na categoria de Esgotamento Sanitário, Drenagem e Gestão Urbana e Ambiental. A posse ocorreu no dia 8 de maio, na Universidade de Caxias do Sul (UCS). 
Além do secretário, também faz parte da nova gestão do Comitê a coordenadora da Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, Regiane Mallmann. Ela integra a categoria dos Órgãos Governamentais, representando a 3ª Coordenadoria Regional de Educação.

A Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela recebeu nesta terça-feira (12) mil mudas de árvores nativas a título de compensação ambiental de empreendimentos licenciados dentro da área do município. São quaresmeiras, pitangueiras, cerejeiras e outras espécies que foram doadas por empresas que obtiveram o licenciamento ambiental em âmbito federal para fazerem a duplicação da BR 386 e serão agora plantadas nas calçadas, parques e logradouros da cidade. "Vamos fazer o plantio nos meses de inverno que é a época adequada para isso", informa o biólogo da prefeitura, Gaspar Luiz da Silveira Franco.
A legislação determina que sejam plantadas 15 mudas para cada árvore nativa cortada, em determinados tipos de licenciamento.

Guto Campos e Marcos Kaiser e Airton Engster dos Santos na Rádio Studio FM de Estrela-RS

Airton Engster dos Santos, Guto Campos e Marcos Kaiser
26 DE MAIO DE 2015

Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Hoje com participação do canoísta da Seleção Brasileira Guto Campos e presidente da AECA Marcos Alexandre Kayser... Na pauta convocação de Guto para Campeonato Mundial. 
Estou muito feliz em saber que fui convocado pela CBCa para representar o Brasil no Camp. Mundial de "Ocean Racing" na categoria principal do Surfski, dias 2 a 4 de outubro no Tahiti. Serão 30km de muita água salgada, onda e vento ao lado dos 250 melhores remadores do mundo.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Valmor Luiz Schnorr é colecionador de rótulos e garrafas de bebidas - Visitou a Aepan-ONG de Estrela-RS

Airton Engster dos Santos e Valmor Luiz Schnorr 
25 DE MAIO DE 2015

Coleção de garrafas de bebidas


Memorial da Aepan-ONG recebe visita de colecionador de Arroio do Meio... 

Valmor Luiz Schnorr é colecionador de rótulos e garrafas de bebidas. Esteve visitando a Aepan-ONG quando falou de sua paixão. Trouxe alguns cascos e rótulos antigos para compartilhar seu acervo com os diretores da ONG - Airton Engster dos Santos e Jorge Scherer
Demonstra conhecimento dos detalhes de cada item.

Tem sua valiosa coleção guardada no apartamento onde mora em Arroio do Meio. Realiza minucioso trabalho de pesquisa e em breve pretende realizar uma exposição com seu material.

Aprecia principalmente objetos do tempo em que era criança e lembra com saudade dos refrigerantes que degustava junto com seus familiares.

Disse que adquiriu seu acervo em comércios antigos do interior, ferros velhos, Mercado Livre e lojas de antiguidades.

Claudiomiro Silva e Airton Engster dos Santos na Rádio Studio FM 98.3 de Estrela

Airton Engster dos Santos e Claudiomiro Silva
25 de maio de 2015

Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Hoje com participação do radialista Claudiomiro Silva. Falou das campanhas solidárias que tem realizado em favor de diversas pessoas com doenças graves e deficientes físicos. Campanha de doação de sangue e ajuda humanitária para vítimas de sinistros.
Claudiomiro realiza as campanhas de forma voluntária, inclusive buscando doações em emissoras de Porto Alegre.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

50º Festival do Chucrute Sucesso que se renova a cada ano







50º Festival do Chucrute
Sucesso que se renova a cada ano

Emoção e alegria marcaram a edição numero 50 do Festival do Chucrute realizado no Centro Comunitário Cristo Rei em Estrela-RS.

Nos dois bailes o grande público presente vibrou com as apresentações dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs que teve esplêndido desempenho. No final de cada ato se via muitos dançarinos em lágrimas. Alguns se despediram outros foram recebidos. É a tradição que perpassa de geração em geração.

A Comenda de 2015 foi ovacionada quando chamada por Andreas Hamester. Uma nova Comenda foi apresentada para dar continuidade ao Festival. Da mesma forma as rainhas de 2015 fizeram  despedida e nova corte assumiu o compromisso de bem divulgar o evento no Estado.

A gastronomia se fez presente em grande estilo nos cafés e jantares servidos durante todo Festival do Chucrute. Tudo realizado com muito amor por voluntários da Comunidade Evangélica de Estrela (IECLB).

Outro evento que marcou a efeméride foi a Exposição realizada pelo 

Memorial da Associação Estrelense de Proteção ao Ambiente Natural (Aepan-ONG) que trouxe para os corredores da Prefeitura de Estrela e Câmara de Vereadores a exposição “50º Festival do Chucrute – Cultura Germânica em Evidência”. A mostra reuniu, na entrada e no saguão da Administração, 18 displays com fotos, cartazes e o histórico do Festival.

A exposição também foi composta de canecos de chopp, barris e trajes típicos e de algumas curiosidades como o primeiro convite feito por linotipia e já amarelado pelo tempo. 

Esta é uma cultura de herança que foi mostrada pela exposição. A mostra ficou aberta de 30 de abril a 24 de maio no horário de expediente da prefeitura.

Contou com apoio do Governo de Estrela, Jornal Folha de Estrela, Rádio Studio FM 98.3, Câmara de Vereadores, Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, O Paladino, Sergio Werle e Leandro Neinas.

Histórico do Festival:

Em 1964 e 1965 o coro da Comunidade Evangélica de Estrela, realizou o “Baile do Coro” com outros corais da região convidados.

Nesta época, um conjunto de pessoas, ligados à Comunidade Evangélica de Estrela, entre eles o casal Adolfo e Elga Ziebel, ensaiaram alguns pares de dançarinos em uma garagem, para dança de músicas típicas alemãs que depois seriam apresentadas pela primeira vez em 1965, justamente no “Baile do Coro”.

Em 1966, o Baile do Coro passou a denominar-se de “Baile do Chucrute, com decoração, música e comida alemã, obtendo extraordinário sucesso.

Nesse ano (1966) houve em Estrela uma grande comemoração pois o município completava 90 de emancipação político administrativo, com feira, desfile estudantil, caros alegóricos e enorme público visitante de outras localidades.

O desfile de um caminhão devidamente enfeitado, com jovens tipicamente trajados e o maestro Ziebel com seu bandonion, tocando músicas alemãs convidando para o I Baile do Chucrute foi um sucesso.

Em maio de 1967, no dia do aniversário de Estrela aconteceu o II Festival do Chucrute, desta vez bem mais organizado. Até cartaz promocional foi impresso.

Sucessivamente o Festival do Chucrute foi sendo realizado ano a ano, sempre com grande sucesso, desde 1966 até os dias atuais, sempre no mês de maio.

Porém Gernot Costa que era o responsável pela organização do evento, faleceu em 1978, gerando grande consternação na comunidade, bem como um problema de difícil equação: Quem iria assumir tal responsabilidade? 

O casal Günther e Liliam Lengler assumiram então a organização do Festival, permanecendo até 1982, quando passou a ser escolhido alguns casais da comunidade para formar a tradicional comenda, que a partir de 1983 assumiu o evento.

A primeira comenda que organizou o Festiaval de 1983 foi formada pelos casais: Adroaldo e Vanice Nunes; Güther e Ilse Wagner; Victo e Varna Fensterseifer.

Por ocasião do 40º Festival do Chucrute, em 2005, foram confeccionados os dois bonecos, já tradicionais em cartazes, Chuck e a Ruth, que fizeram grande sucesso, principalmente entre as crianças.

O Baile do Chucrute é uma alusão ao prato típico da cozinha alemã, o “Chucrute”. Nos enfeites de salão e nos desfiles pelas ruas, são utilizadas as cores do município: azul, vermelho e branco. A tradicional comida alemã e a cerveja são marca registrada nos Festivais do Chucrute, juntamente com as apresentações dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela e os já consagrados bailes e cafés coloniais.

Os bailes e cafés são muito concorridos, inclusive com a presença de autoridades de todos os níveis, participando das promoções. 

Ao longo dos anos, outras promoções e atividades foram sendo incorporadas ao Festival do Chucrute, como: Festa das APAEs, Festa do Idoso, Encontro de grupos de danças de outras cidades e Maifest no Parque Princesa do Vale.

Airton Engster dos Santos

domingo, 24 de maio de 2015

Airton Engster dos Santos e Pastor Valmir Turatti da Igreja do Evangelho Quadrangular de Estrela-RS

Airton Engster dos Santos e Pastor Valmir Turatti da Igreja
do Evangelho Quadrangular de Estrela-RS
na Rádio Studio FM 98.3
21 de maio de 2015

Airton Engster dos Santos e cantora Regiani Assolini na Rádio Studio FM 98.3

Airton Engster dos Santos e cantora Regiani Assolini
na Rádio Studio FM 98.3
20 de maio de 2015


Airton Engster dos Santos e Luca - Luiz Carlos Freitag na Rádio Studio FM 98.3

Airton Engster dos Santos e Luca - Luiz Carlos Freitag
na Rádio Studio FM 98.3
19 de maio de 2015

Airton Engster dos Santos e Dôga Daroit da Secultur na Rádio Studio FM 98.3

Airton Engster dos Santos e Dôga Daroit da Secultur
na Rádio Studio FM 98.3
19 de maio de 2015
Assunto - Maifest no Parque Princesa do Vale

Airton Engster dos Santos e vice-prefeito de Estrela Valmor Griebeler na Rádio Studio FM 98.3

Airton Engster dos Santos e vice-prefeito de Estrela Valmor Griebeler
na Rádio Studio FM 98.3
19 de maio de 2015

Airton Engster dos Santos e Prefeito Carlos Rafael Mallmann - 50º Festival do Chucrute

Airton Engster dos Santos e Prefeito Carlos Rafael Mallmann
Estrela-RS 23 de maio de 2015
50º Festival do Chucrute

Airton Engster dos Santos e família 

Airton Engster dos Santos e família 

Airton Engster dos Santos e deputado Estadual Catarina Paladini

sábado, 16 de maio de 2015

Jornal A Hora do Vale entrevista Airton Engster dos Santos




Estrela - No laboratório da extinta cervejaria Polar, acessado pela garagem do prédio e por uma sequência de corredores deteriorados, o pesquisador autodidata Airton Engster dos Santos guarda objetos históricos, reunidos com auxílio da comunidade.

Diante do acervo de quase 20 mil fotografias, Santos percebe nos 139 anos de Estrela uma série de ciclos de produção e desenvolvimentos, separados por rupturas e dificuldades econômicas. “O que mais vejo é a capacidade extraordinária de Estrela se reinventar.”


O aniversário de emancipação é nesta quarta-feira, 20, em meio à programação da Maifest. Com novos investimentos e a aposta no turismo, o município esquece a dependência econômica em torno da Polar, converte sua importância histórica à cultura e avança na diversificação da econômica.

O fim da indústria Farol S/A, em 1990, e o declínio da cervejaria nove anos depois, o que culminou com o fechamento, em 2006, foi a mais recente quebra de um ciclo. Em 1941, outro havia terminado: a enchente assoreou o Rio Taquari e prejudicou o transporte fluvial, responsável por movimentar a economia desde a fundação do povoado.

Em ambos os casos, o desemprego de quem havia deixado o campo para trabalhar na cidade motivou o município a investir em alternativas. O anúncio mais recente é a instalação da Ecometano, no distrito da Linha Delfina. O investimento da indústria de gás natural chega a R$ 80 milhões. Obras devem começar até o fim do ano.

A nova indústria soma-se a outras consolidadas. Em 2014, as empresas renderam quase R$ 20 milhões em ICMS, o imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias. Líder no retorno do imposto, a Tangará Foods supera a crise do setor leiteiro. Na sequência, vem Brasilata e Plastrela.

O setor de metalurgia, com grande participação de implementos rodoviários, se torna uma das principais atividades. Nos últimos dez anos, o orçamento saltou de R$ 25,9 milhões para R$ 70,9 milhões, aumento de 173,7%.

Para o secretário de Planejamento, Marco Wermann, o mérito da captação das empresas se deve à infraestrutura. “A empresa só vem se houver pavimentação, água e luz.”

Com a ampliação da rede de água e esgoto, por meio de novo contrato com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a área industrial se expande. Pela previsão, o espaço ao longo da rodovia Transantarita será um distrito industrial.

Geração de empregos

O setor de serviços cresce. A empresa Lifecom trocou Novo Hamburgo por Estrela. No ranking dos maiores retornos do ISSQN, imposto sobre serviços, a empresa aparece na segunda posição, só atrás da Caixa Econômica Federal (CEF).

Segundo mostra o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), empresas estrelenses registraram 47,2 mil admissões nos últimos oito anos, o que representa 12% do resultado no Vale do Taquari. Nesse período, três mil novos empregos foram gerados.

A indústria lidera a criação de empregos, com 904 das novas vagas, seguida pelo comércio (760) e pelo setor de serviços (604). Estrela soma 2.891 empresas, número 196,8% superior há dez anos.

Construção civil

A administração municipal calcula que a cada ano 200 novos imóveis são construídos na cidade. Em três anos, o retorno de IPTU ao município subiu quase 40%. Neste ano, se espera arrecadar R$ 4,3 milhões.

A demanda por imóveis residenciais cresceu. Conforme o IBGE, a população aumentou em 11% entre 2000 e 2010. No mesmo período, o número de imóveis passou de 9.844 para 12.129, uma elevação de 23%.

Turismo

Inaugurada em 1924, a Escadaria da rua Arnaldo Diel, antiga rua da Praia, é o símbolo do novo momento do turismo regional. Até a metade do século, o local era o porto de Estrela. Fechado no auge da cervejaria, há 40 anos, o espaço foi reinaugurado neste ano.

Da estrutura original, 28 degraus e um pier permanecem submersos devido à construção da barragem de Bom Retiro do Sul. O recuo das margens tirou dos estrelenses a praia. A enchente de 1941 assoreou o rio e impediu o acesso de embarcações maiores.

Na época, de acordo com o historiador e professor Leônidas Erthal, o estrelense frequentava mais o rio do que o mercado. Agora, o hábito é retomado. Todo o complexo da orla do rio será recuperado, com instalação do Centro Administrativo.

Guia turístico da administração, o carioca Antônio Cledy Veloso, 64, vibra quando um turista conhece e aprova Estrela. Nos 42 anos de trabalho, viu no turismo a motivação para permanecer na cidade. “Troquei o Rio de Janeiro pelo Rio Taquari”, brinca.

Veloso percebe o potencial da cidade e projeta crescimento no setor. Em 2013, cerca de 24 mil turistas visitaram o roteiro, que inclui pontos de Colinas e Imigrante. No ano passado, foram 29 mil. Esses dados incluem as visitas em eventos de Natal e Páscoa.

O futuro do turismo, para Veloso, passa pelo Rio Taquari. Quando houver maior fluxo de turistas durante a semana, diz, será viável manter serviços de barcos. O trem turístico de Guaporé e Estrela é a maior aposta para aumentar o número de visitantes. O início do trabalho depende da aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Casa de Cultura

O prédio da Secretaria de Cultura e Turismo completa 90 anos de fundação. Construído por um engenheiro alemão, o local pertenceu a um dos precursores da era comercial estrelense, Helmutt Fett. Uma exposição no local mostra a casa em diferentes épocas.

“Estrela ganhou e perdeu”

Fixada em uma pedra de basalto, uma placa de aço indica o local onde Estrela nasceu. O monumento localizado na esquina da rua Júlio de Castilhos com a Dr. Tostes, no centro, mostra onde ficava a primeira casa da cidade. Foi moradia do latifundiário Antônio Menna Barreto, responsável pela emancipação, em 20 de maio de 1876.

Daquele local, a fazenda de sesmarias foi loteada para imigrantes alemães, vindos do Vale do Caí. Em 1954, a casa foi demolida e, um ano depois, foi construída a casa da família Schinke.

Proprietário do imóvel, que cedeu o espaço para o monumento, o médico Werner Schinke chegou para trabalhar no município há 60 anos. Nesse período, diz, Estrela perdeu e ganhou.

Para Schinke, os ganhos com o governo federal, no mandato de Ernesto Geisel, poderiam ser maiores. “Conquistamos o Porto, mas que hoje não funciona.” Schinke também lamenta a perda da Univates para Lajeado, o que debita à rivalidade entre os municípios. Entre os ganhos, o médico cita a extensão do território, a cultura da população e o desenvolvimento na agricultura e na indústria.

Abertura das festividades

O primeiro baile do Festival do Chucrute ocorre neste sábado, a partir das 20h, no Centro Comunitário Cristo Rei. O evento integra a Maifest, em comemoração ao aniversário do município.

Entre as atrações estão as apresentações do Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, com a participação de 400 dançarinos. No domingo ocorre o tradicional Café Colonial, a partir das 15h. As comemorações seguem até o dia 24. 

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Igor Roberto Biberg...Comemorando aniversário..Rádio Studio FM 98.3

Festa surpresa para Igor Roberto Biberg...Comemorando aniversário..Rádio Studio FM 98.3...Obrigado Mariana - Coordenadora.. 15 de maio de 2015
15 de maio de 2015





Governo de Estrela e AES Sul, foi realizada palestra "Parceiros da Segurança - Prevenção de acidentes com energia elétrica".

Betão, Eng. Mateus Alves da Silva, Denise Goulart, 
Carlos Schmogel e Airton Engster dos Santos
14 de maio de 2015

Câmara de Vereadores de Estrela-RS - Em parceria entre Governo de Estrela e AES Sul, foi realizada palestra "Parceiros da Segurança - Prevenção de acidentes com energia elétrica". O palestrante foi o Engenheiro Mateus Alves da Silva, coordenador de Segurança da AES Sul. Integrantes da CIPA da Prefeitura participaram do evento...
Parceiros de Segurança
A AES Sul tem como Valor número 1 a SEGURANÇA. Entre suas ações, estão programas que levam às comunidades da área de concessão da distribuidora orientações sobre prevenção de acidentes envolvendo a rede elétrica.
Em parceria com órgãos públicos, a AES Sul mantém o programa Parceiros de Segurança, que informa a população sobre os riscos que a energia elétrica pode oferecer, caso não seja usada adequadamente e de forma segura.
Dicas gerais
• O uso da energia elétrica de forma segura e sem desperdício pode melhorar a qualidade de vida, preservar o meio ambiente e reduzir a conta de luz.
• Ao fazer reparos nas instalações de sua casa, desligue os disjuntores ou a chave geral. Não ligue muitos aparelhos na mesma tomada, com benjamins. Isso pode provocar aquecimento nos fios, desperdiçando energia e podendo causar curtos-circuitos.
• Nunca mexa no interior do televisor, mesmo que ele esteja desligado.
• Nunca mexa em aparelhos com as mãos molhadas ou com os pés em lugares úmidos. Não coloque facas, garfos ou qualquer objeto de metal dentro de aparelhos elétricos ligados.
• Se tiver crianças em casa, não deixe que elas mexam em aparelhos elétricos ligados ou que toquem em fios e tomadas.
• Ao trocar a lâmpada, não toque na parte metálica.
• Fios mal isolados na instalação podem provocar incêndio, além de desperdiçar energia.
• Ao queimar um fusível, procure identificar a causa. Após solucionar o problema, substitua o fusível por outro de igual capacidade ou rearme o disjuntor.
Proteção para instalação
• Quem protege a instalação elétrica de sua casa são os fusíveis.
• Os disjuntores quick-lag, que podem substituir os fusíveis, também protegem sua instalação, com a vantagem de não se queimarem em caso de sobrecarga de energia ou curto-circuito, pois desligam automaticamente. Depois de solucionado o problema, basta religá-los.
Cuidados na área rural
Para que os nossos clientes tenham um bom atendimento, precisamos realizar os serviços com total segurança. Por isso, temos vários procedimentos para garantir a segurança dos nossos profissionais durante as suas tarefas.
Os nossos Leituristas e Entregadores vão a sua casa duas vezes por mês para fazer a leitura do medidor e a entrega da conta de luz. No entanto, alguns acidentes podem ocorrer. Para evitar situações de risco, a DME Distribuição precisa da sua colaboração. Veja abaixo alguns cuidados que você pode tomar para nos ajudar a garantir a segurança destes profissionais.
• Mantenha em bom estado de conservação o acesso ao medidor de energia;
• Evite que a vegetação cresça próxima ao medidor de energia;
• Sinalize a existência de cães através de placa (Cuidado com o Cão) e mantenha o seu cão preso e afastado do medidor de energia e da caixa de coleta de correspondência durante a leitura e entrega das contas;
• Não instale cerca de arame nas estradas de acesso que levam ao medidor de energia (relógio de luz);
• Evite que outros animais nocivos fiquem próximos ao medidor;
• Mantenha a estrada que leva ao medidor livre de fios elétricos, como fios de cercas elétricas usadas em pastagens;
• Se possível, instale uma caixa de coleta de correspondência para facilitar a entrega da conta de luz.
• Evite que abelhas façam colméias nas proximidades da medição.
• Queimadas perto das linhas são proibidas. O fogo ou mesmo o excesso de calor danificam os cabos e as estruturas, causam curtos-circuitos e interrompem o fornecimento de energia.
• Para eletrificar cercas, use um aparelho especial chamado eletrificador de cercas. Compre equipamento de boa procedência e leia atentamente o manual de instruções. Consulte um eletricista habilitado e coloque placas de sinalização a cada 100 metros. A instalação mal feita da cerca elétrica pode provocar a morte de pessoas e animais.
• Abaixe as barras do pulverizador ao passar debaixo dos fios da rede. • Antes de subir na colheitadeira observe se ela não está parada sob ou próxima à rede elétrica.
• Desvie o trator ou o arado dos estais (estirantes ou rabichos que sustentam os postes).
O que fazer em caso de acidentes com choque elétrico
O que acontece
• O choque elétrico, geralmente causado por altas descargas, é sempre grave, podendo causar distúrbios na circulação sangüínea e, em casos extremos, levar à parada cárdio-respiratória.
• Acidentes com eletricidade são muito comuns no dia-a-dia e devemos ter muito cuidado, principalmente com as crianças. A principal medida para evitar os acidentes com o choque elétrico é o estabelecimento de cuidados para evitar o contato com a eletricidade, usando objetos de borracha e tendo atenção com as tomadas e fios sem proteção.
• A rede elétrica é projetada de modo a não oferecer riscos à população. Mas chuvas, ventos, galhos de árvores, colisão em postes e outros acidentes podem partir um cabo e deixá-lo pendurado ou caído no chão
Fios e cabos partidos
• A maior parte da rede elétrica é desencapada ou não isolada. Alguns cabos e fios têm uma capa que não oferece nenhuma proteção às pessoas. Serve apenas para protegê-los do sol, da chuva e outras intempéries.
• Na parte mais alta dos postes, ficam as linhas de alta tensão, por onde passam 13.000 volts ou mais. Apenas 15 centímetros de aproximação destas linhas é o suficiente para causar uma descarga elétrica fortíssima, que pode provocar queimaduras graves, mutilações e até morte.
• A rede elétrica é projetada de modo a não oferecer riscos à população. Mas chuvas, ventos, galhos de árvores, colisão em postes e outros acidentes podem partir um cabo e deixá-lo pendurado ou caído no chão.
Cuidado: mesmo que falte luz nas casas próximas, não significa que o cabo caído esteja desenergizado.
Se alguém levar um choque
• Não toque na vítima, nem se aproxime dos fios caídos ou objetos em contato com eles, como cercas metálicas, portões de ferro ou varais de roupa.
• Desligue imediatamente a eletricidade. Se não for possível, interrompa o contato da vítima com a corrente elétrica, utilizando material não condutor seco (pedaço de pau, corda, borracha ou pano grosso). Nunca use objeto metálico, não toque diretamente na vítima com as mãos e não utilize nada molhado, como por exemplo uma toalha úmida;
• Se as roupas da vítima estiverem em chamas, deite-a no chão e cubra-a com um tecido bem grosso, para apagar o fogo. Outra opção é fazer a vítima rolar no chão. Não a deixe correr.
• Verifique, então, se a vítima está consciente e respirando. Se a pessoa não acordar ou estiver com dificuldade para respirar, ligue para um serviço de emergência e procure ajuda médica
• Ligue 193 (Bombeiros)
Se um equipamento pegar fogo
• Não toque no aparelho ou tente desligá-lo da tomada. Desligue ou corte a energia na chave geral.
• Se o incêndio for pequeno, tente apagar com um extintor próprio.
• Se não conseguir, abandone a área e avise os outros.
• Chame o Corpo de Bombeiros (193) e diga que é um incêndio provocado por eletricidade. Siga as orientações das Brigadas de Incêndio, onde houver.
• Se algum objeto entrar em contato com os fios da rede de energia, considere-o energizado.
• Não tente ajudar a vítima sem estar preparado: o choque pode passar para você.
• Peça aos outros que se afastem.
• Chame a RGE pelo telefone 0800 970 0900 para retirá-lo.
• Ligue para o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Atenção!
• Nunca jogue água em fogo provocado por eletricidade. Você poderá piorar a situação, levando um choque. Só use um extintor de incêndio se for apropriado para fogo provocado por eletricidade, identificado com etiqueta tendo em destaque a letra C.
• Não desça do carro se um fio partido cair sobre ele, chame imediatamente a RGE pelo telefone de emergência 196 e o CORPO DE BOMBEIROS 193;
Energia elétrica, construção e reformas de prédios
• Eletricidade facilita seu trabalho. Mas todo cuidado é pouco. É na construção civil, reformas de prédios e serviços de reparo que acontece a maioria dos acidentes com eletricidade. As principais causas são: falta de atenção, manuseio inadequado das ferramentas e desconhecimento dos perigos.
• É sempre bom lembrar: o uso da energia elétrica requer cuidados simples, mas fundamentais. Conhecê-los é uma forma de se precaver contra eventuais choques, diminuir o desperdício devido a instalações defeituosas e se obter todo o conforto que a eletricidade possibilita.
Observe as distâncias mínimas
• Verifique se a obra não ficará próxima da rede. Se isso ocorrer, chame a RGE.
• Se você já construiu paredes, e as janelas e sacadas ficaram muito próximas à rede, chame a RGE para afastar o circuito.
Obras em lajes e acima do 2º pavimento
• Na parte mais alta dos postes, ficam as linhas de alta tensão, por onde passam 13.000 volts ou mais. Apenas 15 centímetros de aproximação destas linhas é o suficiente para causar uma descarga elétrica fortíssima, que pode provocar queimaduras graves, mutilações e até morte.
• Ao construir lajes, preste atenção à rede elétrica, em volta de sua residência.
• Construções de 2º e 3º pavimentos têm mais perigo, porque ficam mais próximas da rede de alta tensão.
• Ao manusear vergalhões de ferro, arames, réguas de alumínio e outros materiais metálicos, tome cuidado para que nada toque nos fios da rede elétrica.
Construções e reformas perto das Linhas de Transmissão
• A voltagem das linhas de transmissão varia de 44 mil a 138 mil volts. Construções próximas destes locais representam alto risco.
• Tome cuidado! Antes de realizar qualquer trabalho, construção ou reforma próximo das linhas de transmissão, comunique sempre à RGE.
• O terreno delimitado embaixo das linhas de transmissão é uma faixa de segurança onde nenhum tipo de construção é permitido.
• Não construa portas e janelas de frente para as linhas de transmissão.
• Aproximar qualquer tipo de objeto ou equipamento das linhas pode ser fatal.
• Queimar entulho ou lixo embaixo das linhas provoca acidentes gravíssimos e interrupções de energia em vários bairros.
Telhados, fachadas e painéis
• Ao construir, ou reformar telhados, mantenha sempre uma distância segura da rede elétrica. Caso seu telhado esteja próximo delas, chame a RGE antes de iniciar os trabalhos.
• Ao manusear telhas galvanizadas, calhas e rufos, assegure-se de que não irão tocar nos fios e cabos da rede elétrica.
• Pintura de fachadas, trabalhos em andaimes, instalações de painéis e luminosos, mantenha distância segura da rede de eletricidade.
• Andaimes devem ser construídos a uma distância segura da rede de eletricidade.
Antenas
• Durante a instalação de antenas de rádio e TV, muitos cuidados devem ser tomados. Os suportes dessas antenas em geral são metálicos e condutores de eletricidade e durante a instalação devem ser movimentados longe dos fios da rede.
• Somente com tempo bom, instale, desligue ou remova antenas;
• Procure fixar a antena de TV longe dos fios da rede elétrica. Calcule uma distância segura para que, em caso de queda, ela não toque os fios da rede elétrica;
• Se ela cair em direção à rede, não tente segurar ou recuperar. Chame a RGE ou a empresa de energia de sua região.
Execução de trabalhos e reparos domésticos com ferramentas elétricas
Você sabia que uma simples furadeira pode causar choque, queimadura ou incêndio? E que quando usar ferramentas com cabos removíveis, deve conectar primeiro o cabo no aparelho de depois na tomada? Cuidados na hora de comprar ferramentas elétricas, checagem de aparelhos e manuseio correto são alguns pontos que garantem a sua segurança e da sua casa.
Atenção ao comprar ferramentas elétricas
• Procure a etiqueta comprovando que elas foram testadas e aprovadas por laboratórios reconhecidos, como o INMETRO, por exemplo.
• Se a ferramenta tiver plug de três pinos, certifique se há tomadas adequadas para sua ligação à rede elétrica.
Conheça e cheque o aparelho
• Leia com atenção o manual do fabricante e siga as instruções do fabricante.
• Adquira treinamento e pratique seu uso.
• Use ferramentas "isoladas", que fornecem uma barreira adicional entre você e a corrente elétrica.
• Em caso de dúvida, peça ajuda a um eletricista habilitado.
• Verifique parafusos, porcas, travas e partes removíveis, para ter certeza de que elas estão bem apertadas.
• Se a tarefa a executar puder causar danos à saúde, use equipamentos de proteção: luvas, protetores e máscaras.
Água é perigo
• Mantenha qualquer aparelho longe de pias, banheiras, superfícies molhadas e locais úmidos. Até mesmo desligados podem provocar choques.
• Se um aparelho cair na água, desligue na tomada antes de recuperá-lo.
• Só lave um aparelho se as orientações do fabricante assim especificarem.
• Mantenha cabos e fios fora das áreas de circulação de pessoas e livre de óleo e de água.
• Se precisar usar ferramentas ao ar livre ou em áreas molhadas:
1º - Esteja certo de que ela é adequada ao uso externo.
2º - Use instalações duplamente isoladas ou corretamente aterradas. As tomadas externas também devem ter coberturas resistentes à chuva.
Manutenção e conservação
• Mantenha suas ferramentas, área de trabalho e espaço de armazenagem limpos e secos. Faíscas podem incendiar sucatas, solventes, etc.
• Siga os procedimentos de manutenção e limpeza nas instruções do fabricante.
• Se um aparelho ligado emitir fumaça, faísca ou se você sentir um formigamento ou choque fraco, pare de usá-lo. Descarte, substitua ou conserte.
• Manutenção e limpeza de fachadas, fixação de antenas e outras atividades realizadas nos primeiros andares dos prédios e residências merecem cuidados especiais.
• Antes de consertos e reformas, desligue a chave geral. Utilize os serviços de um eletricista;
• Desligue o chuveiro antes de mudar a chave verão/inverno;
• Nunca manuseie equipamentos elétricos com mãos ou pés molhados;
• Sacadas próximas à rede elétrica merecem muita atenção. Cuidado com o manuseio de objetos metálicos nesses locais;
Trabalhe com segurança
• Trabalhe com muita atenção e sem pressa.
• Não improvise.
• Desligue sempre o aparelho, quando:
- for limpar, guardar ou não estiver usando
- fizer pequenos reparos e mudar de lâmina ou broca
- conectar ou desconectar na tomada.
• Você já comprou ferramentas em lojas de 1,99? Se a resposta for sim, com certeza já se arrependeu. Não existem ferramentas de qualidade por este preço.
• Quando usar ferramentas com cabos removíveis, conecte primeiro o cabo no aparelho de depois na tomada. Para desconectar, utilize o inverso.
• Desligue da tomada puxando pelo plug e nunca pelo fio.
• Não puxe nem carregue aparelhos pelo fio.
• Não use extensões comuns para ligar aparelhos de grande consumo de energia (furadeiras, lixadeiras, etc.). Use cabo industrial de capacidade adequada.
• Quando estiver trabalhando, mantenha a fiação atrás de você, para que ela não seja danificada pela ferramenta.
• Quando carregar um aparelho, tome cuidado para não tocar áreas energizadas. Equipamentos de proteção e isolação protegem você.
• Não toque na parte elétrica de aparelhos com objetos de metal, como arames e facas.
• Não passe fios debaixo de mobílias, tapetes ou cortinas. Isto pode causar incêndios.
• Use sempre equipamento de proteção como luvas e óculos. Sua saúde vem em 1º lugar

Vereador e líder do Governo de Estrela Marcelo Braun e Airton Engster dos Santos na Rádio Studio FM 98.3 de Estrela

Airton Engster dos Santos e vereador Marcelo Braun

Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Hoje com participação do vereador - líder do Governo de Estrela Marcelo Braun...
O prefeito Carlos Rafael Mallmann enviou um ofício à Câmara Municipal de Vereadores indicando o edil Marcelo Braun (PSDB) para ocupar a liderança de governo no Poder Legislativo. Braun agradeceu a confiança do chefe do executivo e reiterou a boa relação entre os poderes. "Não só eu, mas todos aqui tem acesso ao executivo, isso deixa o trabalho mais fácil" finaliza.

Secretário da SEDESTH José Itamar Alves e Airton Engster dos Santos na Rádio Studio FM

Airton Engster dos Santos e secretário da SEDESTH José Itamar Alves
12 de maio de 2015

Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Hoje com participação do secretário da SEDESTH José Jose Itamar Alves Alves.. Na pauta - As inscrições para o Loteamento Nova Morada I e II que foram concluídas no dia 30 de abril. O número de cadastrados do programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida: 481 pessoas. “Nós precisávamos de 325 cadastrados. Nos últimos dias a movimentação se intensificou”, salienta Alves. Mulheres chefes de família, casais e idosos foram em busca do sonho ...


Airton Engster dos Santos e Délio Thomé da Aepan-ONG na Rádio Studio FM 98.3 de Estrela-RS

Airton Engster dos Santos e Délio Thomé da Aepan-ONG
12 DE MAIO DE 2015

Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Hoje com participação do ativista da Aepan-ONG - Délio Thomé que é doador de sangue há 23 anos... Tudo iniciou quando sua esposa adoeceu e precisou de sangue numa cirurgia para retirada de um rim...Infelizmente a esposa morreu, mas Délio continuou doando sangue até hoje... Segundo Thomé, doar sangue é um gesto de amor, é doar vida...

Abaixo estão listados os requisitos básicos para doação de sangue. 
Requisitos básicos
» Estar em boas condições de saúde.
» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
» Pesar no mínimo 50kg.
» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
» Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Secretário da SMEL Júlio Saldanha e Airton Engster dos Santos na Rádio Studio FM 98.3

Airton Engster dos Santos e Secretário da SMEL Júlio Saldanha
11 de maio de 2014 

Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Com participação do secretário da Smel - Julio Saldanha Pereira... Na pauta a programação da Maifest 2015... 
Programação Maifest: 
16, sábado 
20h - 1º Baile do Chucrute 
Centro Comunitário Cristo Rei

17, domingo 
15h, Café Colonial 
Centro Comunitário Cristo Rei 
20, quarta-feira 
9h - Festa do Idoso 
Centro Comunitário Cristo Rei 
9h às 17h - Dia da Integração da Família 
14h Transmissão da Rádio do Vale 
Shows: 
17h Banda Linck 
18h Anjos do Hanngar 
Parque Princesa do Vale

21, quinta-feira 
14h - Festa das Apaes 
Centro Comunitário Cristo Rei

22, sexta-feira 
10h Reunião Amvat 
Centro Comunitário Cristo Rei 
19h Torneio do Boi 
Parque Princesa do Vale

23, sábado 
13h30min Torneio de Basquete 
13h30min Jogos Germânicos 
15h Pousada do Au Au (Cães adestrados) 
Parque Princesa do Vale 
20h 2º Baile do Chucrute 
Centro Comunitário Cristo Rei

24, domingo 
15h Café Colonial 
Centro Comunitário Cristo Rei 
9h às 18h Grenais 
Shows:
15h Animação Rádio Sorriso 
16h Balaio de Gato 
17h Os Legionários 
18h Bidê ou Balde 
Parque Princesa do Vale

domingo, 10 de maio de 2015

Vereador Gerson Adriano da Silva e Airton Engster dos Santos na Rádio Studio FM 98.3 de Estrela

Vereador Gerson Adriano da Silva e Airton Engster dos Santos
na Rádio Studio FM 98.3
8 de maio de 2015

Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Hoje com presença do Vereador Gerson Adriano da Silva... Falou sobre o Conselho Municipal de Segurança, Video Monitoramento no Centro de Estrela, Projeto Lutas e Palestra sobre Acidentes Elétricos...

Pastor Sinodal da IECLB Gilciney Tetzner e Airton Engster dos Santos na Rádio Studio FM de Estrela-RS

Pastor Sinodal da IECLB Gilciney Tetzner e Airton Engster dos Santos
na Rádio Studio FM de Estrela-RS
7 de maio de 2015

Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Hoje com participação do Pastor Sinodal da IECLB Gilciney Tetzner Angela Ulrich Gilciney Tetzner... Na pauta as atividades do Sínodo Vale do Taquari, sua estrutura e função... História da Igreja Luterana no Brasil. A IECLB de Estrela, membros e inserção comunitária.
Falou também sobre a importância da educação, do Colégio Martin Luther e da Creche Colméia, instituições mantidas pela IECLB.
Destacou o trabalho comunitário da OASE - Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas.
Comemorou os 50 Anos do Festival do Chucrute e atuação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela que tem divulgado nosso município no Brasil e exterior, inclusive na Europa.
Comentou sobre o momento em que vivemos com tanta violência e o papel do Cristão para transformação dessa realidade. Lembrou da importância da família e das ações da Igreja para formação cristã do indivíduo. Sínodo Vale Do Taquari

Prefeito Carlos Rafael Mallmann, Airton Engster dos Santos e André Sauter na Rádio Studio FM 98.3

Airton Engster dos Santos, Prefeito Carlos Rafael Mallmann 
e André Sauter na Rádio Studio FM 98.3
6 de maio de 2015

Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Hoje com participação do Prefeito de Estrela-RS - Carlos Rafael Mallmann. Falou que esteve em Foz do Iguaçu no Paraná onde recebeu o prêmio como gestor público que figura entre os 50 melhores do país. Premio que foi entregue no Encontro Nacional dos Prefeitos.

O prefeito Rafael afirmou que o prêmio é fruto da força da comunidade e do desenvolvido de Estrela.

Segundo o prefeito, diversos indicadores, entre eles IDH e Transparência foram determinantes para conquista da honraria.

Mallman elencou ainda diversas obras de sua administração que classifica como fundamentais para melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Destacou os 50 Anos do Festival do Chucrute e convidou a todos para Maifest 2015.