50º Festival do Chucrute
Sucesso que se renova a cada ano
Emoção e alegria marcaram a edição numero 50 do Festival do Chucrute realizado no Centro Comunitário Cristo Rei em Estrela-RS.
Nos dois bailes o grande público presente vibrou com as apresentações dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs que teve esplêndido desempenho. No final de cada ato se via muitos dançarinos em lágrimas. Alguns se despediram outros foram recebidos. É a tradição que perpassa de geração em geração.
A Comenda de 2015 foi ovacionada quando chamada por Andreas Hamester. Uma nova Comenda foi apresentada para dar continuidade ao Festival. Da mesma forma as rainhas de 2015 fizeram despedida e nova corte assumiu o compromisso de bem divulgar o evento no Estado.
A gastronomia se fez presente em grande estilo nos cafés e jantares servidos durante todo Festival do Chucrute. Tudo realizado com muito amor por voluntários da Comunidade Evangélica de Estrela (IECLB).
Outro evento que marcou a efeméride foi a Exposição realizada pelo
Memorial da Associação Estrelense de Proteção ao Ambiente Natural (Aepan-ONG) que trouxe para os corredores da Prefeitura de Estrela e Câmara de Vereadores a exposição “50º Festival do Chucrute – Cultura Germânica em Evidência”. A mostra reuniu, na entrada e no saguão da Administração, 18 displays com fotos, cartazes e o histórico do Festival.
A exposição também foi composta de canecos de chopp, barris e trajes típicos e de algumas curiosidades como o primeiro convite feito por linotipia e já amarelado pelo tempo.
Esta é uma cultura de herança que foi mostrada pela exposição. A mostra ficou aberta de 30 de abril a 24 de maio no horário de expediente da prefeitura.
Contou com apoio do Governo de Estrela, Jornal Folha de Estrela, Rádio Studio FM 98.3, Câmara de Vereadores, Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, O Paladino, Sergio Werle e Leandro Neinas.
Histórico do Festival:
Em 1964 e 1965 o coro da Comunidade Evangélica de Estrela, realizou o “Baile do Coro” com outros corais da região convidados.
Nesta época, um conjunto de pessoas, ligados à Comunidade Evangélica de Estrela, entre eles o casal Adolfo e Elga Ziebel, ensaiaram alguns pares de dançarinos em uma garagem, para dança de músicas típicas alemãs que depois seriam apresentadas pela primeira vez em 1965, justamente no “Baile do Coro”.
Em 1966, o Baile do Coro passou a denominar-se de “Baile do Chucrute, com decoração, música e comida alemã, obtendo extraordinário sucesso.
Nesse ano (1966) houve em Estrela uma grande comemoração pois o município completava 90 de emancipação político administrativo, com feira, desfile estudantil, caros alegóricos e enorme público visitante de outras localidades.
O desfile de um caminhão devidamente enfeitado, com jovens tipicamente trajados e o maestro Ziebel com seu bandonion, tocando músicas alemãs convidando para o I Baile do Chucrute foi um sucesso.
Em maio de 1967, no dia do aniversário de Estrela aconteceu o II Festival do Chucrute, desta vez bem mais organizado. Até cartaz promocional foi impresso.
Sucessivamente o Festival do Chucrute foi sendo realizado ano a ano, sempre com grande sucesso, desde 1966 até os dias atuais, sempre no mês de maio.
Porém Gernot Costa que era o responsável pela organização do evento, faleceu em 1978, gerando grande consternação na comunidade, bem como um problema de difícil equação: Quem iria assumir tal responsabilidade?
O casal Günther e Liliam Lengler assumiram então a organização do Festival, permanecendo até 1982, quando passou a ser escolhido alguns casais da comunidade para formar a tradicional comenda, que a partir de 1983 assumiu o evento.
A primeira comenda que organizou o Festiaval de 1983 foi formada pelos casais: Adroaldo e Vanice Nunes; Güther e Ilse Wagner; Victo e Varna Fensterseifer.
Por ocasião do 40º Festival do Chucrute, em 2005, foram confeccionados os dois bonecos, já tradicionais em cartazes, Chuck e a Ruth, que fizeram grande sucesso, principalmente entre as crianças.
O Baile do Chucrute é uma alusão ao prato típico da cozinha alemã, o “Chucrute”. Nos enfeites de salão e nos desfiles pelas ruas, são utilizadas as cores do município: azul, vermelho e branco. A tradicional comida alemã e a cerveja são marca registrada nos Festivais do Chucrute, juntamente com as apresentações dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela e os já consagrados bailes e cafés coloniais.
Os bailes e cafés são muito concorridos, inclusive com a presença de autoridades de todos os níveis, participando das promoções.
Ao longo dos anos, outras promoções e atividades foram sendo incorporadas ao Festival do Chucrute, como: Festa das APAEs, Festa do Idoso, Encontro de grupos de danças de outras cidades e Maifest no Parque Princesa do Vale.
Airton Engster dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário