Secretária do COMDICA Juliane Tomasi e Airton Engster dos Santos
Rádio Studio FM de Estrela-RS
4 de maio de 2015
Redação - Rádio Studio FM 98.3... Hoje com participação da secretária do COMDICA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Juliane Tomasi. Falou sobre a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento ocorre no dia 12 de maio de 2015 na Câmara de Vereadores de Estrela-RS, aberto a toda comunidade.
Pela manhã abertura, Credenciamento, apresentação das crianças do CEMAI, Leitura e aprovação do Regimento Interno e Palestra com o tema: Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes - Fortalecendo os Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente.
Na parte da tarde: Grupos de Trabalhos, Plenária Final e escolha de Delegados.
Falou ainda do processo eleitoral para escolha dos novos membros do Conselho Tutelar que vai ocorrer em outubro de 2015...
Em processo eleitoral unificado de eleição para conselheiro tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Estrela (Comdica) está agora na etapa do recadastramento das entidades. “Elas formam o colégio eleitoral e precisam estar inscritas e cadastradas no Comdica para terem direito a voto. Por isso o recadastramento é importante”, explica a secretária do Conselho Juliane Tomasi.
As entidades precisam levar até o Comdica os documentos necessários para habilitar os delegados a votarem no dia 4 de outubro, que é a data nacional escolhida para a eleição unificada. ‘O edital em que estão expostos todos os critérios para as inscrições e o calendário oficial está no site do governo de Estrela no link Comdica.”
As inscrições para conselheiros tutelar abrem no dia 4 de maio e vão até 3 de junho e podem ser feitas na faculdade La Salle. Este ano tem novidades, será ofertado uma oficina de estudos preparatórios com os candidatos e depois a aplicação da prova.
Estrela deve eleger cinco conselheiros tutelares porque o município tem mais de 30 mil habitantes. Há algumas exigências para a candidatura.
- Ter 21 anos
- Reconhecida idoneidade moral
- Residir no município
- Ser eleitor
- Ter Ensino Médio
Nenhum comentário:
Postar um comentário