Airton Engster dos Santos e Hilário Eidelwein
27 de maio de 2015
Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Hoje com participação do secretário do Meio Ambiente - Hilário Eidelwein... Na pauta - O Plano de Zoneamento Ambiental e Urbanístico das Áreas Especiais de Intervenção Ambiental de Estrela foi apresentado, no último dia 19, ao Ministério Público. O encontro contou com a presença da promotora de Justiça Andrea Almeida Barros, do prefeito Rafael Mallmann, do secretário do Meio Ambiente e Saneamento Básico, Hilário Eidelwein, técnicos e profissionais que estiveram envolvidos no trabalho. Conforme Eidelwein o objetivo do Plano, realizado por uma comissão nomeada pelo Executivo, é promover o crescimento econômico do município sem agredir o Meio Ambiente.
A proposta foi elaborada porque, de acordo com o Código Florestal, intervenções em grande parte da cidade estariam vetadas onde houvesse proximidade com a água, por localizar-se em Área de Preservação Permanente. No caso do Rio Taquari esta distância seria de 200 metros, enquanto que nos arroios Boa Vista e Estrela esta distância a ser preservada é de 50 metros.
O Governo de Estrela está representado no Comitê da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas para a gestão 2015/2017. O secretário do Meio Ambiente e Saneamento Básico, Hilário Eidelwein, passou a integrar o Comitê ocupando uma das vagas no grupo de representantes dos Usuários da Água na categoria de Esgotamento Sanitário, Drenagem e Gestão Urbana e Ambiental. A posse ocorreu no dia 8 de maio, na Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Além do secretário, também faz parte da nova gestão do Comitê a coordenadora da Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, Regiane Mallmann. Ela integra a categoria dos Órgãos Governamentais, representando a 3ª Coordenadoria Regional de Educação.
A Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela recebeu nesta terça-feira (12) mil mudas de árvores nativas a título de compensação ambiental de empreendimentos licenciados dentro da área do município. São quaresmeiras, pitangueiras, cerejeiras e outras espécies que foram doadas por empresas que obtiveram o licenciamento ambiental em âmbito federal para fazerem a duplicação da BR 386 e serão agora plantadas nas calçadas, parques e logradouros da cidade. "Vamos fazer o plantio nos meses de inverno que é a época adequada para isso", informa o biólogo da prefeitura, Gaspar Luiz da Silveira Franco.
A legislação determina que sejam plantadas 15 mudas para cada árvore nativa cortada, em determinados tipos de licenciamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário