Navegação
no Rio Taquari
A Navegação Arnt, companhia da qual foi
fundador Jacob Arnt, prestou relevantes serviços no transporte de cargas e
passageiros pelo Rio Taquari e aos produtores coloniais.
Principiou as atividades de navegação em
1875, com o vapor, já velho, Taquary, anteriormente chamado Flecha.
Inúmeras dificuldades foram enfrentadas,
mas com o vapor Taquary Jacob Arnt conseguiu organizar uma sociedade com 11
membros com o capital de 14:000$.
Em 1878 era elevado seu capital a
40:000$00 e mandou vir da Alemanha o vapor Teutônia 1.
Até então, a navegação limitava-se a
viagens de Porto Alegre a Taquari e vice-versa, e dessa época em diante
estendeu-se até Estrela, Lajeado, trabalhando já com outros equipamentos como:
lanchas, chatas e outras embarcações pequenas, de pouco calado para enfrentar a
baixa do Rio em tempo de estiagem.
Em 1885 comprou o vapor Teutônia 2 e
organizou uma nova sociedade com o nome de Teutônia.
Mais tarde vendeu a empresa de navegação
para Companhia Fluvial por 80:000$000, da qual era gerente Frederico Haensel.
Quando do falecimento de Haensel, foi
eleito gerente Carlos Muller, que não conseguiu manter a companhia que
interrompeu a navegação da linha de Taquari.
Então, Jacob Arnt arrecadou três vapores: Taquary, Gaúcho e
Bismarck e algumas lanchas por 1.000$000 mensais e, de novo, começou a
trabalhar na navegação do Rio Taquari.
Por dez anos trabalhou com arrendamento de
vapores, ao custo final de 200:000$000.
Resolveu Ele então em 1905, encomendar
da Europa o vapor Brasil.
Com o desenvolvimento da Colônia
Teutônia e maior expansão comercial pelo Rio Taquari Jacob Arnt criou agências
em diversos portos do Rio Taquari, adquirindo novos vapores e ampliando os
serviços de transporte rápido de passageiros e cargas.
Em 1914 Jacob Arnt juntamente com
Frederico Arnt, Christiano Fleck, Dr. Francisco de Paula Dias de Castro, Júlio
Frederico Born, Leopoldo Jacob Arnt, Alberto Ruschel, Augusto Fett, Adalberto
Guilherme Arnt, Arthur Schmitt, e Octacílio Arnt, constituíram a Companhia de
Navegação Arnt com capital de 530:000$000.
A Companhia possuía as seguintes
embarcações: Vapores: Brasil,
Taquary, Boa Vista, Rio Grande do Sul, Venâncio Ayres, Teutônia e Taquara. Gasolinas: Santarém, Erna, Rio
Branco, Aurora, Concórdia, Amazonas, General Osório, Pelotas e Filhote. Chatas:
Bismarck, Estrella, Triumpho, São Jeronymo, Carlos, Rio dos Sinos, Alliança e
Palmas. Lanchas: Bismark,
Minerva e Alcina. Botes: Annita, Saldanha da Gama,
Brasil, Favorita e mais dezessete botes e canoas auxiliares em tempos de
estiagem.
Possuía agências nos seguintes portos no
RS e Rio Taquari: Porto Alegre, Pinheiros, Triunfo, Margem, Volta do Barreto,
Taquari, Porto Gomes, Porto Mariante, Bom Retiro, Cachoeira Comprida, Porto
Wendt, Santarém, São Gabriel, Arroio do Meio, Estrela, Lajeado, Corvo,
Encantado, General Osório.
Além dessas agências, os vapores
atracavam em diversos portos intermediários para atender as exigências dos
serviços de cargas e passageiros.
Em períodos de seca quando o nível do Rio
Taquari estava baixo eram contratadas outras embarcações. Em tempos de
enchentes as embarcações eram amarradas e feitos reparos naquelas que sofriam
avarias.
Haviam os vapores expressos, saindo
diariamente de Porto Alegre até Estrela e Lajeado e outro saindo destes dois
municípios para Porto Alegre.
Além destes tinham os vapores expressos
noturnos de verão.
Conduziam estes vapores cargas,
passageiros, encomendas, valores, malas postais, e correspondência avulsa para
todos os portos da linha.
Pelo serviço postal a companhia de
navegação não recebia remuneração.
Em suas embarcações eram transportadas
todo tipo de mercadoria de Porto Alegre para o Vale do Taquari, e deste para
Porto Alegre: banha, feijão, milho, batata, erva-mate, fumo, carne, manteigas,
aves, ovos, cereais, ficando em média 800 mil volumes anualmente, com 48 mil
toneladas, variando o preço do transporte conforme os portos entre 4.000 e
20$000 por tonelada.
O movimento de passageiros ficava em
média 30 mil pessoas por ano. O preço da passagem ficava entre $500 e 10$000.
Eram fornecidas passagens de ida e
volta, com abatimento no preço em cupons de 10 passagens. Ótimo serviço de copa
e cozinha a bordo.
No início do século XX (1920-1930) A
Companhia Arnt possuía 350 empregados.
Tratava-se de uma das mais importantes
empresas do Rio Grande do Sul naquela época.
Obs. Em Estrela existiam quatro
maxambomba, uma das quais pertencentes a Navegação Arnt.
Maxambomba funcionava nas barrancas do
Rio Taquari carregando e descarregando mercadorias dos vapores e gasolinas. Na verdade era uma
engenhoca muito útil para transpor as
altas barrancas do Rio.
Pesquisa: Airton Engster dos Santos.
Fonte: Livro – O Rio Grande do Sul – Volume
I – Edição:1922
Imagem: Aepan-ONG
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